Comissão sobre Mudanças Climáticas reúne-se hoje para definir agenda

PTB Notícias 20/03/2007, 8:23


A Comissão Mista Especial destinada a acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas reúne-se nesta terça-feira (20), a partir das 14h, para apresentar seu roteiro de trabalho.

O primeiro requerimento aprovado pelo colegiado, de autoria do vice-presidente, senador Fernando Collor (PTB-AL), sugere ao governo federal arealização, em 2012, no Rio de Janeiro, da 3ª Conferência Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio+20), nos mesmos moldes da conferência Rio92, ocorrida na capital carioca em 1992.

A comissão mista foi criada por ato conjunto dos presidentes das duas Casas do Congresso, e tem como vice-presidente do senador petebista Fernando Collor.

A idéia da Comissão surgiu após a divulgação, no dia 2 de janeiro, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), em Paris.

O relatório, elaborado por 600 especialistas de 40 países, traz mapas com projeções de mudanças no clima até 2090 e indica a elevação da temperatura da terra, a intensificação de terremotos e furacões e o derretimento das calotas polares.

No Brasil, as previsões indicam que a Floresta Amazônica poderá tornar-se uma savana, vegetação comum na África, como o Serengueti, na área próxima à Etiópia.

O cerrado brasileiro é outro tipo de savana.

O prazo de funcionamento da comissão mista termina no dia 22 de dezembro deste ano.

Inicialmente composta por seis senadores e igual número de deputados, o ato de criação foi modificado e agora a composição será de 11 parlamentares de cada Casa Legislativa.

fonte: Agência Senado