Comitê de Prevenção à Violência prepara diagnóstico em Alvorada (RS)

PTB Notícias 2/02/2008, 13:55

Buscando ampliar a eficácia das ações que estão sendo desenvolvidas em um bairro de Alvorada (RS) com vistas a prevenir e reduzir a violência na cidade, o Comitê Municipal de Prevenção e Redução à Violência (da Prefeitura do Município) reuniu, na manhã de quinta-feira (31), representantes das diversas secretarias municipais, do governo estadual, da comunidade e do Ministério Público.

Com a ajuda de todos, o Comitê vai montar diagnóstico com todas as características do bairro de Umbu, buscando alternativas de dados atuais, já que os disponibilizados pelo IBGE referem-se ao ano 2002 – foi sugerida, inclusive, contratação de profissional de estatística como último recurso.

Também começou a tomar forma visita de autoridades no local para comprovar a efetiva participação de crianças e adolescentes nas ações que estão em andamento, sugestão que foi aceita pelo chefe do Executivo: – Ir até a comunidade é a melhor forma de comprovar o envolvimento do poder público com a população e, principalmente, pedir ajuda aos moradores para que incentivem suas crianças e adolescentes na participação de esportes, brincadeiras e recreações que a prefeitura está oferecendo.

Ele também referiu a descentralização das oficinas de dança que há muito acontecem nos bairros, inclusive no Umbu, onde as aulas acontecem na escola Normélio Pereira de Barcellos.

“Desde o início de nossa administração em 2005, estamos adotando políticas de proteção e encaminhamento de nossa juventude, e, tudo tem dado certo, basta ver que Alvorada saiu das manchetes dos jornais no que se refere à violência e passou a ser destaque de outras formas, a exemplo do planejamento familiar e da atração de indústrias para gerar emprego e renda para nossa gente.

“Junto ao Umbu, os bairros Americana e Salomé foram os escolhidos para o início do Programa de Prevenção e Redução da Violência das ações por apresentarem, segundo registros da brigada militar, o maior número de ocorrências policiais.

A coordenação do PPV em Alvorada é da Secretaria da Saúde e outras sete secretarias municipais integram o Comitê.

Agência Trabalhista (com informações da Prefeitura de Alvorada)