Comitiva da Fifa despede-se do Rio Grande do Sul com visita à Expointer

PTB Notícias 1/09/2007, 8:18


A comitiva da FIFA que realizou inspeção de vistoria em Porto Alegre ao longo desta quinta-feira (30) deixou o Rio Grande do Sul surpreso com a receptividade e capacidade de mobilização dos gaúchos.

Ao longo da jornada de cerca de nove horas, a comitiva elogiou a integração entre os governos municipal e estadual e demonstrou satisfação com as vistorias realizadas e informações obtidas sobre infra-estrutura de transporte, saúde e segurança.

O grupo, liderado por Hugo Salcedo, e acompanhado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira embarcou com destino ao Rio de Janeiro pouco antes das 18h.

O saldo da visita, segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul, o petebista Luís Augusto Lara, não poderia ser melhor.

“Tanto os integrantes da CBF quanto os da FIFA deixaram o Rio Grande do Sul com uma impressão extremamente positiva da nossa vontade de abrigar jogos da Copa e da capacidade de organização e de mobilização nesse sentido.

Saíram muito contentes com as condições do estádio Beira Rio, com o entrosamento das instituições e com a ligação da cidade com o esporte.

Agora, nos resta torcer e aguardar a decisão da FIFA”, enfatizou o secretário petebista.

Lara destacou ainda o que representará para o Estado a realização de jogos da Copa.

“Ter um evento dessa magnitude em Porto Alegre é um jeito de trazer investimentos de grande porte para a cidade, tanto a nível federal quanto de parte da iniciativa privada.

Pelo que ouvimos da FIFA, o impacto e os benefícios de uma Copa perdura, em termos de melhorias para a cidade, por mais de 30 anos.

Estamos confiantes!”, finalizou o secretário.

A agenda da comitiva se iniciou por volta das 9h, no Hotel Sheraton, onde representantes da prefeitura e do Convention Bureau apresentaram um vídeo mostrando aspectos da cultura e economia gaúcha.

Ainda pela manhã, a equipe da FIFA visitou o estádio Beira Rio, onde conheceu o Projeto Gigante para Sempre, que prevê a remodelagem do estádio e sua adaptação aos padrões internacionais da FIFA.

Recepcionados pela governadora Yeda Crusius, pelos secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, e de Comunicação, Paulo Fona, a comitiva vistoriou a sala de monitoramento de segurança, os vestiários e o campo do Internacional, antes de se deslocar ao Palácio Piratini.

Na sede do Executivo, os integrantes da FIFA (Salcedo, o especialista em Mídia Jorge Batista; o especialista em Estádios e Assuntos de Segurança, Walter Gagg, o coordenador do Grupo de Inspeção, Jaime Yarza, e o especialista em Hotéis e Bilheteria, Jaime Byrom) e da CBF tiveram uma aidiência com a governadora Yeda Crusius, participaram de entrevista coletiva e de um almoço de boas-vindas, que contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito José Fogaça, e estaduais, representantes de entidades de classe, esportivas, e de empresas de Comunicação.

Na ocasião, a governadora reafirmou a vontade e a capacidade do Estado em ser sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Fazemos isso motivados pela emoção de torcer, pelo Brasil e, obviamente, pelo Rio Grande do Sul”, disse.

Segundo Ricardo Teixeira, Porto Alegre tem grandes chances de ser escolhida como uma das cidades-sedes de jogos da Copa de 2014, caso o Brasil seja confirmado para abrigar o evento.

“Nenhum estado merece tanto receber a vistoria da FIFA quanto o Rio Grande do Sul, que abriga dois times campeões mundiais.

A comitiva considera isso e afirma que a capital gaúcha tem grandes chances de participar do projeto que, se Deus quiser, começará a partir de 1º de novembro”, afirmou o dirigente.

Do Palácio Piratini, onde assistiram ainda a um vídeo com informações sobre as área de saúde, infra-estrutura e segurança pública, o grupo rumou para a Expointer, em Esteio, onde pôde conferir de perto a pujança da economia rio-grandense e a capacidade de organização de um evento de grande porte.

Acompanhados por secretários de Estado, os inspetores conheceram parte da estrutura do Parque de Exposições Assis Brasil e conheceram animais premiados.

De Esteio, rumaram direto para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde embarcaram para a capital carioca.

Fonte: Site do PTB-RS