Conheça as cidades administradas pelo PTB – Cabo de Santo Agostinho/PE

PTB Notícias 20/07/2007, 17:51


Prefeito: Lula Cabral (PTB/PE)O Cabo de Santo Agostinho fica a 41 km do Recife e reúne, ao mesmo tempo, o maior pólo industrial de Pernambuco e um cenário belíssimo de praias paradisíacas.

Ttido como ponto de descoberta do Brasil, alguns historiadores afirmam que, antes de Pedro Álvares Cabral chegar à Bahia, Vicente Pinzon já teria atracado na bacia de Suape, no dia 26 de janeiro de 1500 e o batizado com o nome de Cabo de Santa Maria de La Consolación.

Nas escolas municipais do Cabo essa é a data ensinada às crianças como sendo a do descobrimento do Brasil.

O município é considerado o maior pólo industrial de Pernambuco.

O Complexo Industrial e Portuário de Suape favoreceu o surgimento de um parque industrial a seu redor, que hoje conta mais de 50 empresas, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e 20 mil indiretos; além disso, o porto é pólo distribuidor de automóveis para toda a região Norte/Nordeste.

O turismo também movimenta a economia do município, que ostenta muitas belezas naturais e uma bem estruturada rede hoteleira e gastronômica.

A indústria e o comércio empregam não só moradores da cidade como também profissionais de toda a Região Metropolitana do Recife.

O município ainda se destaca por ser local da Barragem de Pirapama, que abastece grande parte da zona sul da Região Metropolitana do Recife (RMR), beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Trata-se da maior obra hídrica do Estado, com capacidade de armazenar 61 milhões de metros cúbicos de água.

O Cabo de Santo Agostinho faz parte da Região de Desenvolvimento da RMR, a qual abriga também os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Recifeguide)