Conheça as cidades administradas pelo PTB – Formoso do Araguaia/TO

PTB Notícias 28/07/2007, 11:29


Prefeito: Pedro Rezende Tavares (PTB/TO)A ocupação da região de Formoso do Araguaia se deu por conta da descoberta de jazidas de cristais de rocha.

Nas décadas de 40 e 50, vários garimpeiros de outras localidades próximas acorreram para a região, fundando assim um povoado que ao longo dos anos foi-se desenvolvendo até conseguir sua emancipação em 1° de outubro de 1963.

Ao desmembrar-se de Cristalândia, o recém fundado município de Formoso do Araguaia torna-se o maior município do Estado do Tocantins, com 13.

423,56 km².

No começo da década de 70, o então governo de Goiás realizou uma ampla prospecção para avaliar o potencial da planície alagável do rio Formoso ou Cristalino como também era conhecido.

Deste trabalho nasceu o Projeto Rio Formoso, uma grande de engenharia agrícola, com quilômetros de canais de irrigação e mais de 14 mil hectares aptos para o plantio, principalmente de grãos (arroz, soja e milho).

O segundo ciclo de desenvolvimento da cidade acompanhou a instalação do Projeto Rio Formoso e a expansão da pecuária de corte nos vastos campos férteis da região – aproximadamente 200 mil cabeças de gado.

Com a consolidação do agronegócios e a crescente busca por diversificação – hoje o município é o maior produtor de melancia do estado, novos arranjos produtivos estão se organizando e promovendo oportunidades de trabalho e renda emLagoa do Clube Municipal áreas novas como o ecoturismo, a pesca esportiva e o turismo de negócios e eventos.

A cidade dispõe de boa infra-estrutura e está cercada de uma natureza exuberante, que preserva toda a riqueza do Vale do Araguaia.

A população ultrapassou recentemente os 20 mil habitantes, incluindo os silvícolas residentes na Ilha do Bananal.

Fonte: Prefeitura de Formoso do Araguaia (PTB-TO)