Conheça as cidades administradas pelo PTB – Ilhabela (SP)

PTB Notícias 29/07/2007, 12:07


Prefeito: Manoel Marcos Ferreira (PTB/SP)O município de Ilhabela, no Estado de São Paulo, é diferente da maior parte dos municípios brasileiros: é formado por um arquipélago.

O município ocupa a Ilha de São Sebastião – a principal ilha – e suas vizinhas, Ilhas de Búzios, Ilha da Vitória, e mais os ilhotes: das Cabras, Serraria, Castelhanos, Lagoa, Figueira e das Enchovas, sendo as três primeiras habitadas.

São Sebastião possui, desde 1977, uma área de 27.

025 hectares tombada como Parque Estadual.

Esta área abriga mais de 80% de Mata Atlântica, entremeada por cerca de 400 cursos d’água, que formam belíssimas cachoeiras.

Com uma população estimada em aproximadamente 29.

000 habitantes (2005), Ilhabela é a segunda maior ilha marítima do Brasil com 44 praias e 300 cachoeiras, superada apenas pela Ilha de Santa Catarina, que abriga a cidade de Florianópolis.

O município administrado pelo petebista Manoel Marcos Jesus Ferreira está localizado a 4 milhas da costa do estado de São Paulo, 205 km da cidade de São Paulo e 140 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Descoberta em 20 de janeiro de 1502 pelo navegador italiano Américo Vespúcio, à serviço da Coroa Portuguesa, Ilhabela foi transformada em município em 30 de novembro de 1944, quando ocorreu a fixação da divisão territorial administrativa e judiciária.

A economia do múnicipio baseia-se na pesca, no artesanato e no turismo, sendo que este último movimenta a economia durante a temporada.

A população chega a se multiplicar até 5 vezes nessa época.

A infraestrutura hoteleira do município conta com cerca de cinco mil leitos em hoteis que variam da categoria cinco estrelas até pitorescas e românticas pousadas situadas junto a rios e cachoeiras.

Os turistas contam com 36 principais excelentes praias, o que proporcionou ao município tornar-se uma das 14 Estâncias Balneárias do Estado.

Ilhabela é também considerada a Capital da Vela.

Sua privilegiada posição geográfica proporciona bons e constantes ventos, com mais de 10 nós em 75% dos dias.

Diversas competições ocorrem durante o ano inteiro, trazendo velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo.

A maior competição é a Semana de Vela de Ilhabela, que acontece todos os anos e reúne mais de 2000 competidores.

Agência Trabalhista de Notícias