Conheça melhor as petebistas – Deputada Vera Castelo Branco (PTB/AM)

PTB Notícias 29/07/2007, 12:02

Vera Lúcia Castelo Branco, natural de Araguari/Minas Gerais é filha de Benedito Silva e Felícia Rodrigues da Silva, mãe de 06 filhos, Eliane Cristina, Yara Rúbia, Beatriz Oliveira, Reizo Felício, Reiner Castelo Branco e Rick.

Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas com especialização em Criminologia pelo Instituto de Criminologia de Minas Gerais, exerce a função de Delegada de Polícia desde 1984, após aprovação em concurso público.

Delegada de carreira, teve experiências em diversas áreas da polícia.

Foi titular em quase todos os Distritos Policiais da Cidade, destacando-se sempre pela atuação arrojada e honrada do combate ao crime e, sobretudo, respeitosa com os direitos humanos e tranqüilidade da população que dependia do exercício de sua profissão.

Também esteve à frente de todas as delegacias especializadas, deixando por elas um rastro de bons serviços e dedicação ao ato de servir e proteger.

Foi também titular da Delegacia de Combate a Roubos e Furtos, de Combate a Roubos e Furtos de Veículos, de Combate a Entorpecentes e de Ordem Política e Social – DEOPS.

Outro destaque da suas atividade foi quando esteve no cargo de diretora do Departamento de Administração da Polícia Civil, titular da Especializada de Capturas e Polinter, responsável na época pela implantação do projeto INFOSEG, a informatização geral da Polícia Civil, fazendo a integração dela com outros Estados, a fim de tornar o serviço da Polícia mais eficiente e com melhores resultados, provando que a mulher é tão ou mais capaz do que o homem para o exercício de qualquer profissão honrada.

No ano de 1998, foi designada para exercer o cargo de Corregedora Geral da Polícia Civil, período em que a instituição afogava-se na enxurrada de denúncias e delitos praticados por membros da Instituição, com tudo sem medo de enfrentar os infratores dos distritos, fez uma verdadeira varredura na Polícia, desmontando principalmente a conhecida “FIRMA”, organização criminosa formada por membros da Polícia Civil que comandavam homicídios e grandes crimes.

Mas foi no ano de 2000 que iniciou indiretamente a defender a real causa da política particular e individual pelo simples sentimento de compaixão e o dever de ajudar o seu próximo.

Sua primeira atividade a serviços da população excluída foi na coordenação e organização de trabalho social em diversos bairros da cidade, que atendem a população com distribuição de sopas, corte de cabelo, atendimento de saúde e jurídico, sem interesses partidários.

Contudo, em julho de 2006, com denuncias caluniosas de caráter político-eleitoreiro, sua vida pessoal foi exposta sem nenhum respeito à família e a moral, foi quando decidiu trilhar seu próprio caminho, com a ajuda de Deus, seu maior Conselheiro, e sair candidata pelo Partido da Frente Liberal (PFL), ao cargo de Deputada Estadual, sendo eleita com 14.

037 votos.

Ao assumir o mandato de Deputada Estadual, Vera Lúcia Castelo Branco, agora filiada no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), é presidente da Comissão de Relações Comerciais da Zona Franca de Manaus e Mercosul, onde está abraçando todas as causas a favor do regime econômico que o Amazonas defende através do Pólo Industrial de Manaus.

Mas sua luta vai além dos interesses econômicos do Estado, pois é uma deputada que valoriza, principalmente, os projetos sociais, expandindo e levando os seus serviços aos lugares mais longínquos do nosso imenso Estado.

Agência Trabalhista de Notícias