Conheça melhor os petebistas – deputado estadual Arlen Santiago/MG

PTB Notícias 23/07/2007, 9:39

Arlen de Paulo Santiago Filho nasceu em Montes Claros – MG, em 25 de julho de 1954.

Casou-se com Laís Corrêa Machado Santiago, com quem teve três filhas, Laís, Luísa e Lara.

Formou-se em Direito e Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros, com especialização em Radioterapia nos Estados Unidos.

Iniciou sua vida pública ainda na Universidade.

Dr.

Arlen projetou-se na política partidária no Município de Coração de Jesus/MG, passando por Montes Claros e chegando à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em seu terceiro mandato, como o deputado mais votado de seu partido, alcançando 108.

556 votos.

Projetou-se em toda a região do Norte de Minas pelo seu trabalho voltado às áreas de Educação e Saúde.

Na prefeitura de Coração de Jesus, por meio de uma racional aplicação dos recursos públicos, possibilitou o acesso gratuito da população a tratamentos médicos e odontológicos, incluindo exames, medicação e internações em hospitais de todo o Estado.

Segundo dados de pesquisa da Vox Populi, Dr.

Arlen obteve um índice de aprovação popular superior a 80%.

Em 1993, foi eleito Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE – AMAMS que, sob sua administração, transformou-se na maior associação microrregional do Estado em número de integrantes, bem como um instrumento de desenvolvimento da região mineira integrante do polígono da seca.

Arlen Santiago readquiriu o prestígio e a agilidade da entidade, que passou a ser porta-voz das principais reivindicações da região, que soma mais de um milhão de habitantes e apresenta os mais graves problemas sócio-econômicos do País.

Seu trabalho foi reconhecido, por unanimidade, pelos 55 prefeitos componentes da AMAMS, reelegendo-o, em 1995, por mais dois anos.

Sua dedicação e seriedade em relação aos problemas do povo fez com que se elegesse vice-presidente da Federação Estadual de Associações Microrregionais de Minas Gerais – FEMAM.

Após a Prefeitura de Coração de Jesus, Arlen Santiago tornou-se vice-prefeito de Montes Claros, onde também foi Secretário Municipal de Saúde, eleito para presidir o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMG, entidade que representa todos os municípios do Estado nas ações de saúde.

À época, foi escolhido também para a vice-presidência do Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

Em 1998, foi eleito deputado estadual em seu primeiro mandato, sendo o segundo candidato mais votado do PTB, com 41.

533 votos.

Na Assembléia Legislativa, Arlen Santiago integrou, em 2001, as Comissões de Transportes e Obras Públicas, como presidente, e de Saúde e Meio Ambiente, como suplente.

Em 2002, foi eleito, por colegas parlamentares e de partido, Líder da bancada do PTB na ALMG, desempenhando ainda o cargo de tesoureiro do PTB Estadual.

Em 2003, tornou-se membro efetivo da Comissão Especial da Lista de Assinante, e suplente em várias outras, como Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Atualmente, legislando pelo terceiro mandato, Dr.

Arlen é membro suplente em comissões permanentes de ” Saúde, “Fiscalização Financeira e Orçamentaria”, “Proposta de emenda à Constituição N° 12/2007 desde 09/05/2007″, ” Proposta de emenda à Constituição N° 4/2007 desde 23/04/2007″, “Vetos parciais às Proposições de Lei 15.

469 e 15472″, “Vetos parciais às proposições de Lei Complementar 73 e 74”, “Indicação Diretor Geral do IGAM”, “Indicação do Diretor Geral da JUCEMG, ” Proposta de emenda à constituição n.

º 40/2003″, ” Comissão Especial de Emenda à constituição 45/2003″, “Comissão Especial de Acidentes Ambientais”.

Agência Trabalhista de Notícias