Conheça o Glossário Eleitoral Brasileiro, produzido pelo TSE

PTB Notícias 12/01/2009, 15:05


O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza, para consulta na internet, o Glossário Eleitoral Brasileiro.

Constituído de termos simples e compostos que apresentam conceitos, definições, referências doutrinárias, o Glossário apresenta também informações históricas dos sistemas e processos eleitorais brasileiros.

O objetivo do Glossário é divulgar a um público amplo – jovens e futuros eleitores, servidores e eleitores em geral – informações a respeito da Justiça Eleitoral, a fim de conscientizá-los da importância do seu voto, e contribuir para torná-los cidadãos com efetiva participação na vida política do país.

De acordo com o TSE, Aproximar o eleitor brasileiro da esfera institucional e legal, é indispensável para o exercício, a preservação e a continuidade da democracia, é uma necessidade constante e dinâmica que até hoje procura-se satisfazer completamente.

“Eleitor e Justiça Eleitoral são pólos fundamentais do processo eleitoral; porém, ainda se encontram distanciados”, afirma o órgão.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal Superior Eleitoral e pode ser acessado pela página do TSE, ou clicando no link a seguirAgência Trabalhista de Notícias (com informações do TSE)