Conheça quem é Graciela Nienov, a nova presidente nacional do PTB

PTB Notícias 4/12/2021, 8:00

Imagem

Graciela Nienov nasceu no município de Maravilha, no Estado de Santa Catarina, e foi lá que ela cresceu, estudou e trabalhou, e onde também começou a se interessar em participar da militância político-partidária.

No entanto, tudo começou de fato no ano de 2004, quando Graciela, com apenas 22 anos, se mudou para o Rio Grande do Sul. No mesmo ano, filiou-se ao PTB., e teve a sua primeira experiência na política, ao assumir o cargo de diretora-geral do gabinete do então prefeito da cidade de Alvorada, João Carlos Brum, do PTB. Foi ali, na pequena cidade de Alvorada, que a jovem Graciela iniciou sua carreira atuando na base da política partidária.

Junto com o prefeito e o PTB local, Graci comandou a militância do partido na cidade, ao presidir a Juventude do PTB em Alvorada, destacando-se por sua garra e dedicação. Quem participou das campanhas petebistas no Rio Grande do Sul naquela época não se esquece daquela menina loira e aguerrida, que não tinha hora para sair às ruas levando a bandeira do partido e pedindo voto para os candidatos do PTB.

Em Alvorada, Graciela permaneceu trabalhando junto ao prefeito até 2009. Neste mesmo ano, aceitou o convite feito pelo deputado estadual Luis Augusto Lara, e foi eleita presidente da Juventude do PTB do Rio Grande do Sul, tornando-se a primeira mulher a assumir o movimento jovem do partido no estado. Ao assumir o cargo, Graciela disse o seguinte, em uma entrevista: “Temos que nos posicionar, sim. Acho que nos conformamos muito fácil. Não podemos aceitar e nos consolar com esse cenário político no qual cada um faz o que quer importando-se somente consigo e não trabalhando pelo povo”. Palavras que já mostravam sua vontade de trabalhar na política em pro da sociedade.

Luís Augusto Lara já sabia que podia contar com aquela militante aguerrida e que não se cansava de ir às ruas levando a bandeira do PTB. Lara apostou em Graciela e teve com ela uma histórica parceria, em campanhas eleitorais e eventos do partido, levando a mensagem do PTB principalmente aos jovens gaúchos de todo o Estado.

À frente do movimento de jovens petebistas gaúchos, Graciela obteve tanto destaque que em 2010, recebeu das mãos do Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, o prêmio José Carlos Martinez, como reconhecimento de seu trabalho dirigindo a juventude petebista do Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional da Juventude do PTB em Cuiabá. Graciela foi convidada por Roberto Jefferson a compor a mesa principal representando as juventudes petebistas de todo o País. Quem participou daquele evento testemunhou o surgimento da jovem liderança do partido.

Graciela Nienov permaneceu à frente da Juventude gaúcha até o ano de 2013. Em 2015, após um trabalho de militância na campanha eleitoral de 2014 que chamou a atenção de todo o partido, foi convidada a assumir a presidência nacional da Juventude do PTB, tornando-se a primeira mulher a presidir em nível nacional o movimento jovem do partido.

Como presidente da JPTB Nacional, obteve destaque ao comandar iniciativas e campanhas para mostrar à sociedade a importância dos jovens, e para buscar a maior participação deles na atividade política. Graci conseguiu convencer o partido a se preocupar em buscar novas lideranças, e conquistou para a juventude maior tempo nas propagandas do partido com objetivo de mostrar que o PTB estava de braços abertos para receber jovens dispostos a atuar politicamente.

Após empreender uma gestão de sucesso à frente da JPTB, Graciela Nienov foi eleita em 2019 como presidente nacional do movimento PTB Mulher. Na Convenção Nacional do partido, na qual foi eleita, recebeu do Presidente Roberto Jefferson a missão de reconstruir o movimento em todo o país e unir as mulheres para que se transformassem na força-motriz do crescimento da agremiação a nível nacional.

E foi o que Graciela fez. Como presidente do PTB Mulher, iniciou programas como o Vez, Voz e Voto e o Mulheres Empreendedoras Superando a Crise. O resultado do planejamento sob sua gestão foi a conquista do 4º lugar no ranking nacional dos partidos que mais elegeram prefeitas proporcionalmente em relação à quantidade de candidatos, além de diversas outras conquistas para o partido.

Na última Convenção Nacional, realizada em novembro de 2020, foi eleita Vice-Presidente Nacional do PTB, se firmando como braço direito do Presidente Roberto Jefferson na articulação política e ajudando na consolidação do projeto petebista de se tornar o maior partido conservador da América Latina.

Em resumo, essa é a trajetória de Graciela Nienov até aqui, quando precisou assumir como Presidente Nacional em exercício devido ao afastamento do Presidente Roberto Jefferson. Como podemos ver, Graciela praticamente cresceu dentro do partido, se doando e trabalhando sempre para eleger os candidatos petebistas e conquistar vitórias. Neste dia 30 de novembro, portanto, todo o PTB pode se orgulhar de ver a base petebista chegar à Presidência do partido.