Conjuntura política estadual é tema de debate no 2º dia do Seminário

PTB Notícias 2/06/2007, 17:27


Uma análise da conjuntura política estadual e municipal, e as expectativas para as eleições do próximo ano, foram os principais temas abordados na palestra realizada pelo professor Paulo Moura durante a abertura dos trabalhos nos segundo dia do seminário petebista no litoral gaúcho.

Formado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela UFRGS, Moura é autor dos livros “PT: Comunismo ou Social-democracia?” e “O gauchismo no marketing de Olívio Dutra”.

Moura explicou que maioria dos políticos gaúchos está devendo, durante seus comprometimentos no período eleitoral, atitudes e estratégias inovadoras que podem freqüentemente resultar na construção de caminhos vitoriosos.

“Dados comparativos, coletados nos últimos anos, constatam que uma parcela de cerca de 40% dos eleitores gaúchos, preferem uma alternativa nova, diferente das ações estabelecidas por lideranças tradicionais apresentadas nas últimas campanhas”, afirmou.

Durante a análise, o palestrante lembrou que a decepção sofrida pelos eleitores possui como principal causa o distanciamento das ações prometidas durante o período de campanha, no momento que seus escolhidos, através do voto, se tornam efetivamente gestores.

O cientista político detalhou ainda o quadro eleitoral que conduziu a proposta defendida por José Fogaça e Yeda Crusius à vitória nas urnas.

Moura explicou que o paradigma clássico estabelecido aqui no Estado, resume-se ao deslocamento do eleitorado de centro-esquerda para as novas propostas defendidas pelos candidatos do PPS e do PSDB, fortalecendo e identificando-se com a idéia da alternância no poder.

Com a palestra – que ocorreu na manhã deste sábado (02)-, os participantes tiveram a oportunidade de compreender o histórico do processo eleitoral a partir do ano de 2000, e ainda, debater as estratégias de marketing adotadas pelos atuais governos em suas diferentes esferas: municipal, estadual e no governo federal.

Saiba mais!Paulo Moura nasceu em Porto Alegre em 1960.

É formado em Ciências Sociais e tem Mestrado em Ciência Política pela UFRGS.

É Doutor em Comunicação Social pela PUC-RS e professor do curso de Ciência Política da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no qual ministras as disciplinas de Marketing Político e Pesquisa de Opinião Pública.

Ministra, também, cursos de Marketing Político e Pesquisa de Opinião junto ao EAD da PUCRS.

É consultor de comunicação e marketing político e analista político.

É autor dos livros “PT: Comunismo ou Social-democracia?” e “O gauchismo no marketing de Olívio Dutra”.

Foi articulista do jornal Gazeta Mercantil (caderno RS) nos anos de 98 e 99, e atualmente é articulista do site www.

diegocasagrande.

com.

br e da Revista Voto.

fonte: site do PTB – RS