CRE fará ciclo de debates sobre política externa, afirma Fernando Collor

PTB Notícias 7/04/2011, 18:39


Em discurso no Plenário do Senado nesta última quinta-feira, 07/04/2011, o senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, anunciou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizará o ciclo de debates “Rumos da Política Externa Brasileira, que terá início na próxima segunda (11/04/2011), às 18h, na sala de reuniões da CRE.

As audiências serão apenas às segundas-feiras, estendendo a programação até 23 de abril de 2012.

Segundo o parlamentar, que também é presidente da Comissão, a proposta é aprofundar o exame de assuntos relevantes no âmbito da política externa do País e da defesa nacional.

Fernando Collor ressaltou que serão cinco ciclos, divididos em 25 painéis de discussões, tendo primeiramente como tema de estudo a crise nos países árabe.

“Analisando seus possíveis desdobramentos e reflexos nos segmentos da geopolítica e das relações multilaterais, da paz e segurança no mundo, no campo da economia e finanças, e do comércio exterior”, ressaltou Collor, que, em aparte, foi parabenizado por Benedito de Lira (PP-AL) pela iniciativa.

Participarão das discussões especialistas e estudiosos do meio acadêmico, diplomático, militar e da iniciativa privada.

Serão abordados a atividade de inteligência; os mercados comuns e as áreas econômicas globais; a estratégia nacional de defesa; questões que abrangem o terrorismo, o narcotráfico e a vigilância das fronteiras; as políticas ambientais; e o papel das instituições na nova configuração geopolítica do mundo.

O ex-presidente da República lembrou ainda que o ciclo de debates foi inspirado em outros, realizado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura nos últimos dois anos, então sob sua presidência, sobre os gargalos da infraestrutura brasileira e as deficiências na formação e capacitação profissional dos trabalhadores do país.

Na avaliação de Fernando Collor, esses obstáculos estão sendo salientados pela imprensa nacional como uma das principais situações críticas que o país enfrentará na busca pelo progresso.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência Senado