Cristiane Brasil cobra atenção a políticas que beneficiam idosos

PTB Notícias 29/09/2015, 18:12


A presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), destacou a necessidade de o país dedicar mais atenção e recursos às políticas voltadas para os idosos.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, em 2050, haverá 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, sendo que 80% estarão nos países em desenvolvimento – entre eles, o Brasil, que será a sexta nação em número de idosos.

“Urge que devolvamos, minimamente, a dignidade a essas pessoas que contribuíram com o país e pagaram impostos caros a vida inteira e, quando chegam à velhice, não têm nem dinheiro para comer”, ressaltou a parlamentar.

A líder trabalhista participou, recentemente, de conferência da Federação Internacional sobre Envelhecimento (IFA, na sigla em inglês) no Canadá.

Lá, a deputada, que é vice-presidente da IFA para a América Latina, pôde ver um pouco do que está sendo praticado no mundo no campo das políticas públicas voltadas para a terceira idade.

Também visitou centros de atenção que são referência no cuidado dos idosos.

Segundo a deputada, muitas das soluções vistas no exterior podem ser implantadas no Brasil.

Na Câmara, ela é relatora de diversos propostas que dizem respeito aos idosos.

Também apresentou o projeto que cria a Política Nacional do Cuidado ( (http://www2.

camara.

leg.

br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1514225″ target=”_blank) PL 2029/15).

“Essas propostas têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida e dar dignidade ao envelhecimento, além de garantir uma renda mínima num mundo que só envelhece.

Quem não olhar para os idosos e o envelhecimento não está olhando para seu próprio futuro.

O futuro da gente não é mais a infância, é a velhice”, declarou Cristiane Brasil.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados