Cristiane Brasil cobra melhor distribuição de mamógrafos no país

PTB Notícias 5/10/2017, 7:22

Imagem Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1507330194369{margin-bottom: 0px !important;}”]Ao destacar a campanha mundial Outubro Rosa – que tem o objetivo de chamar a atenção para o câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce da doença –, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) denunciou a má distribuição de mamógrafos pelo país.

“O controle dos mamógrafos não obedece a uma distribuição em rede, com otimização desses custosíssimos aparelhos de alta tecnologia. Às vezes, há unidades hospitalares com mamógrafos fechados e sem uso, enquanto tantos outros lugares necessitariam desses aparelhos e não podem obtê-los por falta de dinheiro”, disse.

Os mamógrafos são importantes no diagnóstico do câncer de mama. De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), quanto mais cedo for descoberta a doença, mais chances existem de cura.

“As brasileiras precisam cuidar muito bem da sua saúde. Eu mesma tive várias amigas que foram diagnosticadas com câncer de mama. Acredito que o que mais agonia essas mulheres, desde a detecção do câncer de mama, até o início do tratamento e até a cura, seja essa descontinuidade de medidas nas redes públicas de saúde que podem atrasar esse tratamento”, analisou Cristiane Brasil.

Segundo a parlamentar, alertar mulheres sobre os riscos desse câncer previne o constrangimento de se ter que retirar uma mama, como acontece em alguns casos, além de evitar possíveis mortes.

A campanha

O movimento Outubro Rosa consiste em iluminar monumentos e locais históricos com a cor rosa, de modo a alertar as pessoas sobre o câncer de mama, sendo a cor uma alusão ao feminino.

Apesar do nome focar no mês de outubro, é fundamental que durante o ano inteiro as pessoas deem importância ao assunto, alerta o site do movimento.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]