Cristiane Brasil cobra valorização dos idosos em sessão solene na Câmara dos Deputados

Agência Trabalhista de Notícias - 9/11/2018, 8:13

Crédito: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Imagem

Em sessão solene que homenageou o Dia do Idoso (1º de outubro), na quarta-feira (5), a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) criticou o fato de os governos não darem a essa parcela da população o protagonismo que as pessoas mais velhas merecem ter.

“Fiz algumas emendas destinando verbas do Orçamento da União para os conselhos municipais do idoso. Essas emendas não foram pagas até hoje. Tentei entregar carro e computador aos conselhos municipais, para que pudessem fazer a fiscalização das políticas municipais do idoso. Mas as emendas de três anos atrás não foram entregues até hoje”, lamentou.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.

Trabalho modelo

Apesar desse revés, Cristiane lembrou que foi no exercício do mandato de deputada federal que conseguiu apresentar, em um congresso internacional na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o trabalho que desenvolveu como secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida na Prefeitura do Rio de Janeiro.

“O trabalho que fiz pelos idosos na prefeitura virou uma referência internacional”, contou.

Comissão do Idoso

A parlamentar também falou sobre a importância de ajudar a criar, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, comissão temática permanente para debater e votar projetos importantes para esse público, e destacou a atualização do Estatuto do Idoso.

“Fizemos a atualização do estatuto, que completa 15 anos. São os 15 anos que eu tenho de vida pública como política”, enfatizou.

Apelo

Em seu pronunciamento, Cristiane Brasil fez um apelo em prol dos idosos: “Espero que os próximos governos olhem com carinho e que não terminem com o Benefício da Prestação Continuada (BPC), porque é uma política que dá dignidade à pessoa idosa”.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados