Cristiane Brasil comemora funcionamento de 12 Academias da 3ª Idade

PTB Notícias 9/02/2011, 10:28


As inovadoras academias especialmente desenvolvidas para a prática de atividades físicas por pessoas com idade acima de 60 anos estão tomando conta da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, no total, 12 academias, conhecidas como Academias da Terceira Idade (ATI) estão em diferentes bairros da cidade e a projeção da Prefeitura é de chegar a 80 academias ao final de 2012.

As aulas, que são supervisionadas por professores de educação física e profissionais de saúde, acontecem em todas as unidades, de segunda à sexta, das 7h às 10h e das 16h às 19h.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), administrada por Cristiane Brasil (PTB), se faz presente nos bairros de Copacabana, Leme, Flamengo, Cavalcanti, Anchieta, Penha, Ilha do Governador, Largo do Machado, Tijuca, Vila Isabel e Bangu (2).

“Esse é um projeto inovador.

A Prefeitura dá às pessoas da terceira idade a oportunidade de mudar a rotina de suas vidas para melhor.

O idoso desenvolve o hábito de frequentar as academias diariamente.

Com isso desenvolve a parte física, com a prática direta de exercícios, e ao mesmo tempo desenvolve outros aspectos essenciais para ele como a parte social e emocional.

O Rio é a cidade com a maior proporção de idosos do País, com a população acima de 60 anos girando em torno de 14%.

No Brasil, a média é de cerca 8% e por isso acredito que nosso papel é ser um norte no que tange às políticas públicas para os idosos”, argumenta a secretária Cristiane Brasil.

O que é uma ATI?Cada ATI é composta por 10 módulos de aparelhos, permitindo a prática de atividades físicas que atendem diretamente à necessidade dos idosos, trabalhando de forma conjunta exercícios de força e flexibilidade.

Além disso, a seqüência de exercícios ajuda a desenvolver, também, a capacidade aeróbica do praticante.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog de Cristiane Brasil