Cristiane Brasil destaca atuação da Abin na segurança do país

PTB Notícias 30/11/2018, 8:27

Imagem Crédito: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1543855385446{margin-bottom: 0px !important;}”]Em audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (28), a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) afirmou que o trabalho realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a segurança do Estado é fundamental ao país.

“Entendo que a atuação da Abin não é uma atuação de polícia. A agência não está aqui para reprimir nada, e sim para levantar dados, para descobrir os erros e informar às autoridades. O que as autoridades vão fazer com as informações que repassadas pela agência é uma decisão delas”, declarou.

Falando ao diretor-geral da Abin, Janér Tesch, que também participou da audiência, a parlamentar elogiou a iniciativa da agência de se aproximar do Congresso Nacional. “A Abin saiu desse casulo em que estava até o início desta legislatura. Vocês não tinham essa comunicação com o Poder Legislativo, com os deputados federais”, disse.

Com essa aproximação, explicou a deputada, a suposta inimizade que havia entre a agência e o Parlamento deixou de existir. “Pareciam inimigos, com a Abin espionando os parlamentares. Uma coisa que não é real, não é verdade”, disse. O trabalho de esclarecimento, segundo Cristiane, tem sido fundamental para que deputados e senadores conheçam a real função da Abin.

Ameaças cibernéticas

Durante a audiência pública, Janér Tesch disse aos deputados que as ameaças do ambiente cibernético estão entre os grandes desafios da Abin para os próximos anos. Cristiane Brasil aproveitou a audiência pública para informar que, este ano, está dedicando uma emenda parlamentar para a Abin na proposta de Orçamento da União.

“No ano passado, ajudei que a Abin tivesse um acréscimo no Orçamento, caso contrário, a agência teria tido um problema seríssimo nas finanças. Nossa ajuda foi fundamental para que vocês pudessem recompor o orçamento de vocês”, lembrou.

A parlamentar ainda se colocou à disposição da Abin para ajudar em eventuais mudanças na legislação que possam fortalecer o trabalho da agência. “Do que os senhores precisarem desta Casa para modificar a legislação, através de alguma mudança na Constituição, nós poderemos apresentar uma PEC, para que a Abin faça um trabalho ainda mais qualificado diante da importância que tem para o Estado brasileiro”, declarou.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]