Cristiane Brasil é homenageada com título de Cidadã Honorária do Rio

PTB Notícias 27/03/2012, 17:05


A presidente do PTB Mulher Nacional, Cristiane Brasil, foi homenageada nesta segunda-feira, 26/03/2012, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A petebista recebeu o título de Cidadã Honorária da cidade e a medalha de Mérito Pedro Ernesto.

A solenidade contou com a presença de diversos parlamentares e dirigentes partidários, entre eles a vereadora Elaine Matozinhos, o vereador Júlio Canelinha, o Primeiro Secretário da Executiva Nacional do PTB, Norberto Martins, amigos e familiares da petebista.

Em sua manifestação, o presidente do PTB Nacional, Roberto Jefferson, cumprimentou os presentes e elogiou de forma enfática a iniciativa do vereador Israel Atleta em homenagear Cristiane Brasil como cidadã carioca.

Em suas palavras, parabenizou a Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro, vereadora Cristiane Brasil, por estar no caminho correto, correspondido pela expressão das pessoas que a cercam na Secretaria e por aquelas que freqüentam o programa com a sua experiência, discernimento e força de vida – uma jovem à frente dos mais vividos.

Agradeceu, especialmente, ao estímulo e o carinho recebidos, e ressaltou a grandeza do momento.

Parabenizou a filha pelo acerto nas escolhas e frisou o reconhecimento e o sucesso alcançados.

Ao vereador Israel Atleta, Roberto Jefferson foi taxativo: “O PTB não se esquecerá do seu gesto, Israel, um atleta, grande homem, exemplo para o Rio de Janeiro”.

O deputado estadual pelo Rio de Janeiro, o petebista Marcus Vinícius, lembrou em sua fala da herança em discursos recebida do presidente do PTB Nacional, Roberto Jefferson, e atribui a Cristiane Brasil o sucesso nas duas últimas eleições, em virtude, principalmente, de sua dedicação e organização precisas.

“O apoio dela (Cristiane Brasil) trouxe para mim a 3ª idade, e hoje a bandeira do PTB na Prefeitura do Rio será levada para o governo do Estado.

Conto mais uma vez com a sua ajuda.

A definição legal da medalha Pedro Ernesto tem uma definição que coube como uma luva, perfeitamente, em Cristiane Brasil, ou seja, “pessoas que mais se destacaram na comunidade brasileira”.

Seu trabalho já passou de passagem pelo Rio de Janeiro.

Não só o seu trabalho como Secretária (de Envelhecimento), mas também como presidente nacional do PTB Mulher, é reconhecido em todo o Brasil, não só pelos petebistas mas pelo que ela faz pela mulher brasileira na política”.

Na cerimônia o papel de “coruja” foi assumido pelo filho de Cristiane Brasil, Christian Monassa, que discursou emocionado exaltando a figura da mãe, sua ausência justificada muitas vezes na família, em função do trabalho importante desempenhado na Secretaria: “eu e minha irmã (Catarina Brasil) nos orgulhamos de minha mãe pela pessoa que ela é e representa, pelo respeito que ela conquistou das pessoas e principalmente por ver a academia (da terceira idade) lotada, fruto do acesso disponibilizado à atividade física”.

Idealizador da homenagem a Cristiane Brasil, Israel Atleta fez questão de destacar a pessoa de Cristiane Brasil como líder entre os colegas, sua formação pessoal e profissional impecáveis como operadora do Direito, sua participação efetiva na política desde 2003, frutos de empenho e dedicação incessantes.

Tantos predicados, nas palavras de Israel, fizeram de Cristiane merecedora do título de Cidadã Honorário e da medalha de Mérito Pedro Ernesto: “Honrarias essas que não poderiam faltar à sua carreira.

Ela como jovem criou a Comissão do Idoso.

Fico muito feliz em tê-la como parceira no Partido Trabalhista Brasileiro”.

A homenageada, Cristiane Brasil, em seu discurso, se apresentou de forma diferente à plateia presente, abrindo o coração e sua experiência pessoal de crescimento.

Não hesitou em demonstrar sua origem política: “Aprendei com meu pai, desde pequena, que política é instrumento de transformação!” E ensinou que os propósitos que adotamos na vida não podem vir despidos de valores.

Citou o amor como o principal valor, amor de todas as formas: “Amor de pai, de mãe, o amor de filha, amor de neta, amor ao trabalho, amor ao próximo, amor a mim mesma.

O amor é a mola propulsora do mundo.

Só o amor constrói”.

Cristiane Brasil foi entusiasticamente ovacionada pelos presentes.

Ressaltou ainda os valores de família, liberdade, de dignidade, humildade, bondade, verdade, de segurança e respeito.

Lembrou que quando chegou à Secretaria, à época da 3ª Idade, não havia projetos de envelhecimento saudável, e nem esperança.

Tudo o que queria fazer tinha o rótulo de “impossível”.

E foi justamente superar essa barreira o que a motivou nessa caminhada.

E encerrou agradecendo a todos os que acreditam e partilham com ela a mesma causa, bem como a contribuição de cada um para o sucesso do projeto.

Agência Trabalhista de Notícias, por Ivana SouzaFotos: Divulgação