Cristiane Brasil inaugura mais uma Academia da Terceira Idade no Rio

PTB Notícias 18/08/2009, 17:53


O Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (19/8), às11h, a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) a ser instalada em um espaço público do município.

O Prefeito Eduardo Paes e a Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio, Cristiane Brasil, farão a inauguração do novo equipamento.

A primeira ATI que vai funcionar em uma praça do Rio é destinada ao uso da população da terceira idade, gratuitamente.

A iniciatiava da Sesqv conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

A ATI é composta por 10 módulos de aparelhos, permitindo a prática de atividades físicas que atendem diretamente à nescessidade dos idosos, trabalhando de forma conjunta exercícios de força e flexibilidade.

Além disso, a sequênciade exercícios desenvolve também a capacidade aeróbica do praticante.

O objetivo da Secretaria comandada por Cristiane Brasil, que pretende disponibilizar ao menos mais 50 unidades de ATIs por todo o Rio de Janeiro, é desenvolver a cultura de hábitos saudáveis na população da cidade, colaborando para a promoção da saúde e para a redução de doenças não transmissíveis, reduzindo custos do sistema público de saúde, por atuar na prevenção.

Atualmente duas ATIs funcionam em postos de saúde do município localizados em Santa Cruz e no Recreio dos Bandeirantes.

Também estarão presentes à solenidade o secretário de Saúde do Município do Rio, Hans Dohmann, e o Prefeito de Maringá, Silvio Barros.

fonte: assessoria da secretária Cristiane Brasil (PTB-RJ)