Cristiane Brasil inaugura primeira Academia do Idoso do Rio de Janeiro

PTB Notícias 21/08/2009, 13:02


A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na última quarta-feira (19/8) a primeira academia para idosos em praça de Copacabana.

Esta foi a primeira ATI instalada em um espaço público do município.

O Prefeito Eduardo Paes e a Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura, Cristiane Brasil, fizeram a inauguração do novo equipamento.

A ATI de Copacabana, que funciona na praça Serzedelo Correia, é destinada ao uso da população da terceira idade, de forma gratuita.

Esta iniciatiava da Sesqv conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

A ATI é composta por 10 módulos de aparelhos, permitindo a prática de atividades físicas que atendem diretamente à nescessidade dos idosos, trabalhando de forma conjunta exercícios de força e flexibilidade.

Além disso, a sequência de exercícios vai desenvolver também a capacidade aeróbica do praticante.

O objetivo da SESQV, que futuramente pretende disponibilizar ao menos mais 150 unidades de ATIs por todo o Rio de Janeiro, é desenvolver a cultura de hábitos saudáveis na população da cidade, colaborando para a promoção da saúde e para a redução de doenças não transmissíveis, reduzindo custos do sistema público de saúde, por atuar na prevenção.

Atualmente duas ATIs funcionam em postos de saúde do município localizados em Santa Cruz e no Recreio dos Bandeirantes.

“Investir em prevenção, propiciando à população da cidade a possibilidade de desenvolver a cultura de hábitos saudáveis é uma diretriz da nossa secretaria.

O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de idosos do país com cerca de 14% da população com idade acima de 60 anos, enquanto a média do Brasil é de 8%.

Por isso temos sempre que estar na ponta de lançamentos de políticas públicas quando o assunto for a terceira idade”, argumenta a secretária Cristiane Brasil.

Também estiveram presentes à solenidade o secretário de Saúde do Município do Rio, Hans Dohmann, e o Prefeito de Maringá, primeira cidade a ter uma ATI no Brasil, Silvio Barros.

fonte: site da secretária Cristiane Brasil (PTB-RJ)