Cristiane Brasil lança oficialmente Secretaria do Envelhecimento Saudável

PTB Notícias 18/01/2009, 13:39


Acompanhada do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a petebista Cristiane Brasil anunciou oficialmente, na manhã do último sábado (17/1), a criação da nova Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio (SESQV), da qual ela é a titular.

O evento, que ocorreu no Parque da Catacumba, no bairro da Lagoa, contou com a presença de autoridades municipais e de convidados.

Durante o encontro, a secretária Cristiane Brasil anunciou alguns dos projetos que serão realizados pela SESQV, entre eles o Rio Movimento, que estimulará a prática de exercícios físicos, além de colocar à disposição da população professores de educação física, nutricionistas e enfermeiros; Criança Saudável, projeto de prevenção da obesidade infantil; Trabalho Saudável, que incentivará a prática de ginástica laboral; Longevidade, projeto de atividades físicas para idosos; e Dança e Vida, também destinado aos idosos.

“O Rio é a capital com o maior número de idosos do Brasil e essa parcela da população merece políticas públicas específicas.

Se criarmos a cultura da vida saudável, evitamos a sobrecarga nas áreas de saúde e assistência social, porque teremos uma população com qualidade de vida.

Aqui é o início do trabalho de conquista dos espaços públicos”, explicou a secretária Cristiane Brasil.

Acompanhado dos dois filhos, Bernardo e Isabela, o prefeito Eduardo Paes percorreu o Parque da Catacumba, que será a sede da SESQV, visitando as tendas de controle da saúde (aferição da pressão e medição do percentual de gordura) e as diversas atividades que estavam sendo realizadas ao ar livre como terapia manual, Tai Chi Chuan e ginástica com alunos do Projeto Longevidade, para pessoas com mais de 50 anos.

Além disso, assistiu a uma esquete de teatro sobre a importância da prevenção contra a dengue.

Para o prefeito, o ritmo intenso de trabalho da população e o estresse causado por ele faz com que as pessoas tenham muito pouco tempo para cuidar da saúde e, essa nova secretaria vai desenvolver uma cultura de hábitos saudáveis, tais como a prática de exercícios físicos e a importância de uma alimentação balanceada.

“A Secretaria da Qualidade de Vida pretende levar diversas atividades para vários pontos da cidade, principalmente para as áreas de lazer consolidadas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem um conjunto de parques importantes que podem ser disponibilizados para que essa secretaria ofereça atividades que signifiquem qualidade de vida para a população”, disse Eduardo Paes.

Após o passeio, o prefeito e a secretária Cristiane Brasil assinaram um Termo de Compromisso, em que a SESQV se comprometeu a realizar o conjunto de ações previstas para 2009 e apresentaram alguns dos futuros projetos da nova pasta.

Em seguida, houve o hasteamento da bandeira representativa daquela secretaria, com a apresentação do Coral da Terceira Idade Arte em Movimento, que cantou a música “Cidade Maravilhosa”, sob a regência do professor Denílson de Sá.

Programa para a Zona NorteEm março, a Zona Norte vai ganhar atividades esportivas gratuitas oferecidas pela prefeitura.

O anúncio foi feito no último sábado pela secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, durante o lançamento oficial da Secretaria no Parque da Catacumba.

De acordo com Cristiane Brasil, a partir de março as ações da Secretaria serão estendidas a outras áreas de lazer da cidade, como o Parque Ari Barroso, na Penha, e a Avenida Oliveira Belo, na Vila da Penha.

“Vamos levar essa experiência para vários pontos do Rio.

Temos um conjunto de parques importantes e inúmeras áreas de lazer consolidas onde vamos disponibilizar atividades que melhorem a qualidade de vida do carioca.

E todas as atividades que já acontecem nestes lugares agora estarão sob o comando da prefeitura.

Normalmente elas são feitas de maneira ilegal, sem nenhum tipo de controle e fiscalização do poder público.

A partir de agora elas passam a ser controladas e organizadas”, afirmou Paes.

Nos próximos dias a secretaria disponibilizará informações sobre locais e horários das atividades no site do órgão ( (http://www.

rio.

rj.

gov.

br/qualidadedevida) www.

rio.

rj.

gov.

br/qualidadedevida).

Agência Trabalhista de Notícias (com JB e O Dia)