Cristiane Brasil participa do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação

PTB Notícias 25/04/2009, 12:38


A Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro, a petebista Cristiane Brasil, participou na última quarta-feira (22/04) do lançamento da “Campanha Nacional de Vacinação do idoso”, do MInistério da Saúde, no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá.

O objetivo da ação, que terá início neste sábado (25/04), e se estenderá até 8 de maio, é imunizar cerca de 640 mil pessoas a partir de 60 anos, ou seja, 80% da população nessa faixa etária.

“O objetivo principal desta campanha é atuar na prevenção e, por consequência, na manutenção da saúde.

Em segundo lugar, mas não menos importante, está a economia que este tipo de ação gera para o Estado.

Sabemos que prevenir é mais barato que curar doenças.

Além de ser muito menos doloroso para as famílias, que não precisam ver seus idosos acamados.

É o tipo de iniciativa que coloca o Brasil em posição de vanguarda.

Uma ação que merece ser aplaudida”, afirmou Cristiane Brasil.

Após a cerimônia, que contou com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dos secretários de Saúde Hans Dohmann (Municipal) e Sérgio Côrtes (Estadual), e do secretário Federal de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, moradores do Retiro dos Artistas e daquela região foram vacinados na Unidade Móvel de Comando da Prefeitura, instalada no jardim do Retiro.

Para animar a população que aguardava na fila de vacinação, diversas atividades foram realizadas, com a organização da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), como apresentações de teatro e dança cigana do projeto Arte e Movimento; tratamentos de saúde, como aferição da pressão arterial e medida de peso e altura; e apresentação de Tai Chi Chuan dos alunos do Projeto Longevidade.

Houve também um show musical promovido por alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI).

A vacina da gripe é de extrema importância porque imuniza os idosos contra o vírus influenza, que pode trazer complicações para quem tem doenças pulmonares e cardíacas.

De acordo com o ministro José Gomes Temporão, a campanha, que tem como meta vacinar 15 milhões de pessoas em todo o país, é uma medida de saúde pública de grande impacto para a saúde da população brasileira.

Neste domingo (26/04), a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e a Secretaria Muncipal de Saúde levarão a Unidade Móvel de Comando da Prefeitura para a Praia de Copacabana, onde os idosos também poderão tomar a vacina.

A iniciativa faz parte do Dia da Cidadania.

O evento acontecerá das 9h às 16h, entre as ruas Miguel Lemos e Bolívar.

Na cidade do Rio, 750 mil doses da vacina serão disponibilizadas gratuitamente em 180 postos de saúde, onde o atendimento será feito das 8h às 17h.

As pessoas que foram vacinadas nos anos anteriores devem levar o comprovante de vacinação.

Mais informações podem ser obtidas pelo Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas, e no endereço on line (http://www.

saude.

rio.

rj.

gov.

br/) www.

saude.

rio.

rj.

gov.

br.

fonte: site da Secretária Cristiane Brasil