Cristiane Brasil participa do lançamento da campanha Outubro Rosa

PTB Notícias 1/10/2015, 19:19


A deputada Cristiane Brasil (RJ), presidente nacional do PTB, participou, na quarta-feira (30/9/2015), da abertura da campanha de conscientização para o câncer de mama, realizada pelo Congresso Nacional.

O chamado Outubro Rosa, que é marcado com a iluminação de prédios e monumentos com a cor rosa, entre eles o prédio do Congresso, em Brasília, tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento do câncer de mama.

Cristiane Brasil participou do seminário promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados para discutir os principais tipos de câncer entre as mulheres no Brasil.

O objetivo, conforme explicou a deputada trabalhista, foi o de apresentar informações sobre os desafios do câncer de mama e dos cânceres ginecológicos; e questões prioritárias para a garantia da qualidade de vida durante o tratamento.

O seminário aproveitou as comemorações do Outubro Rosa para debater não só as questões sobre o câncer de mama, que é o que mais mata no Brasil, mas também outros tipos de câncer que atingem as mulheres, como o de pulmão, o de colo do útero e o de intestino.

(/_tinyimg/OutubroRosa-AnaVolpe-AgenciaSenado1.

jpg” target=”_blank) Só este ano no Brasil, a expectativa é de que 57 mil pessoas recebam o diagnóstico de câncer de mama.

E, no mundo, 1,6 milhão serão diagnosticadas com a doença que, segundo destacou Cristiane Brasil, tem grandes chances de cura, principalmente se houver o diagnóstico precoce.

Para a presidente nacional do PTB, iniciativas como o Outubro Rosa são fundamentais para colocar em primeiro plano a conscientização sobre esta doença.

“A incidência do câncer de mama vem aumentando progressivamente no Brasil e todos nós precisamos estar atentos a isto.

É importante que as mulheres sejam permanentemente alertadas sobre a necessidade de realizar os exames preventivos, e é para estimularmos este debate que aderimos ao Outubro Rosa”, afirmou a parlamentar.

Outubro RosaOutubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama.

Nesse mês, várias entidades de saúde, do governo, entre outras, se mobilizam e fazem campanhas para conscientizar as mulheres e as famílias sobre a gravidade da doença, os meios para prevenir e suas consequências.

O movimento iniciou-se na década de 1990, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher.

Hoje, ele é realizado em vários países alertando a população para a prevenção do câncer de mama.

(/_tinyimg/OutubroRosa-AnaVolpe-AgenciaSenado2.

jpg” target=”_blank) Agência Trabalhista de Notícias, por ELMFotos: Luis Macedo/Câmara dos Deputados; Ana Volpe/Agência Senado