Cristiane Brasil, presidente do PTB Mulher, parabeniza trabalhadores

PTB Notícias 1/05/2014, 12:33

Hoje, 1º de maio, é dia de comemorar e abraçar os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros por sua data especial, é um momento de festas merecidas para homenagear quem de fato constrói a grandeza deste nosso País, mas é dia também de refletirmos sobre o que conquistamos até aqui como Nação, e o que ainda temos por conquistar.

É justo comemorarmos o rebaixamento dos índices de desemprego, a valorização do salário mínimo, a melhoria das condições de vida das classes menos favorecidas, e tantas outras conquistas que o Brasil conseguiu graças a um período de quase 20 anos de estabilidade da moeda e controle inflacionário após a adoção do Plano Real.

Com a força do nosso trabalho, alcançamos uma posição de maior respeito diante das grandes economias do mundo, mas ainda temos enormes desafios pela frente.

O que um país como o nosso, que aspira chegar a ser a quinta economia do mundo, que se apresenta como moderno e desenvolvido nos foros internacionais, está construindo para os seus trabalhadores, que são os verdadeiros responsáveis pela nossa riqueza? O que estamos fazendo para melhorar as condições de trabalho da mulher brasileira, que é maioria da população, mas que ainda se vê condenada a receber salários menores do que o dos homens, a alcançar menos postos de direção e a ser relegada na hora da promoção para um melhor emprego?As bandeiras defendidas pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores são mais do que justas e já passamos da hora de atendê-las, como é o caso da redução da jornada de trabalho sem redução nos salários.

Os trabalhadores têm o direito de ter melhores empregos e maior tempo para se dedicar ao estudo, à arte, à cultura, ao lazer, ao esporte e a sua família, enfim, a uma melhor qualidade de vida.

Nós, do PTB Mulher, defendemos a aprovação de projetos, no Congresso, que disciplinam a redução da jornada de trabalho, para que pais e mães possam ter mais tempo para suas famílias, mais tempo para seus filhos e, assim, evitar que muitos de nossos jovens e de nossas crianças encontrem na rua, e não dentro de sua própria casa, o seu espaço de diálogo.

Reduzir a jornada de trabalho é muito importante e é uma forma de contribuir para a redução da violência em nosso País.

Eu, presidente nacional do PTB Mulher, neste 1º de maio, apresento proposta que estamos finalizando com nossa assessoria, para estabelecer na legislação uma política de Estado que promova a igualdade entre os sexos no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Já que a mulher brasileira recebe salários menores, o governo federal precisa reduzir a carga de impostos que é pago por elas, precisa desonerar a folha de salários voltada para a mulher, como forma de compensar a sua ausência do trabalho para cumprir o relevante papel social de mãe.

Desta forma, acreditamos que haveria uma medida igualitária e compensatória para quem de fato constrói duas vezes a riqueza da Nação, por meio da transmissão dos valores morais aos filhos, e do fruto do seu trabalho.

Esta é uma proposta do PTB Mulher que iremos discutir com nossa bancada de deputados e senadores, para termos mais justiça na relação entre o homem e a mulher no mercado de trabalho.

Neste dia 1º de Maio, portanto, é preciso que estejamos alertas para as necessidades reais dos brasileiros, e aqui, nesta mensagem, apelo para que haja maior atenção à trabalhadora do nosso Brasil.

Este dia, de festa, deve ser também um dia de manifestarmos a nossa esperança de que haja maior humanidade, civilidade e garantia de paz às nossas mulheres trabalhadoras.

Que haja respeito às suas múltiplas atividades como força de trabalho, mas que também sejam respeitadas como mães, esposas, e cada vez mais, chefes do lar.

Este deve ser um dia de esperança de que conseguiremos construir um mundo em que todas as mães, irmãs, avós, esposas, companheiras de trabalho, namoradas, possam ter nos seus companheiros, assim como em seus chefes e superiores, a segurança, a valorização e o respeito.

Aos trabalhadores, nosso muito obrigado por tudo que fazem pelo Brasil.

Às trabalhadoras, além dos nossos agradecimentos, deixamos aqui as palavras eternizadas por Milton Nascimento, que de forma brilhante retratou a esperança e o sonho das milhares de Marias que diariamente atuam para transformar o Brasil em uma Nação desenvolvida e próspera para seus filhos:”Mas, é preciso ter manhaÉ preciso ter graçaÉ preciso ter sonho, sempre.

Quem traz na pele essa marcaPossui a estranha maniaDe ter fé na vida”Cristiane BrasilPresidente Nacional do PTB Mulher