Cristiane Brasil reivindica maior participação das mulheres nos diretórios

PTB Notícias 7/03/2009, 19:09

A presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, ao discursar na Convenção Nacional do PTB em Brasília, fez um cumprimento especial a todas as mulheres não só que militam diariamente no partido, mas também às que tem conquistado posições relevantes na vida pública nacional.

Lembrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, Cristiane parabenizou as mulheres presentes ao encontro, e agradeceu ao empenho do Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, em conferir às mulheres petebistas maior participação nos decisões do partido.

“O nosso Presidente Roberto Jefferson conseguiu o privilégio de reunir os atributos de um homem com as sensibilidades e afetos da alma feminina.

Para homens como Roberto Jefferson, o céu é o limite”, disse Cristiane Brasil, que é secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Cristiane Brasil destacou que recentemente, as duas escolas de samba que foram campeãs do carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo tinham como presidentes duas mulheres.

Mas a presidente do PTB Mulher lamentou que, a despeito do Brasil ter sido uma das primeiras democracias do mundo a garantir o direito das mulheres ao voto, o país, no cenário internacional, ainda hoje é considerado como de desempenho ruim em relação à participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão.

“Eu não sou o protótipo da feminista, mas sou feminina.

E me choca o quanto ainda estamos longe de viver em uma sociedade em que homens e mulheres decidam juntos os destinos da nação.

O PTB precisa se afirmar como um partido na vanguarda da luta pelos direitos das mulheres.

E para avançarmos verdadeiramente nesta questão, é preciso que os diretórios estaduais e municipais garantam o mínimo de 30% de vagas em suas executivas para as mulheres do partido.

Só assim garantiremos que cada vez mais mulheres possam se sentir representadas dentro do PTB, assim como poderão trazer para dentro da nossa agremiação as suas lutas, as suas reivindicações e as suas bandeiras”, disse Cristiane Brasil.

A Presidente do PTB Mulher solicitou aos membros do partido presentes à Convenção Nacional que aprovassem a inclusão, no Estatuto do PTB, de um capítulo em que se garanta a destinação dos 30% de vagas para mulheres nas executivas nacional, estaduais e municipais.

Segundo Cristiane, com esta decisão, o partido conseguirá mobilizar e agregar ao seu quadro mulheres motivadas para se engajar nas lutas e nas disputas eleitorais do Partido Trabalhista Brasileiro.

“Essa é a nossa luta, e pra isso peço a ajuda de todos, de trazer a maior participação feminina para cada diretório espalhado por este país.

Escolham mulheres que vocês tenham confiança de que terão capacidade de mobilização, de atuação política, de agregação ao partido.

É fundamental para o nosso futuro que façamos essa integração cada vez maior entre homens e mulheres.

Por isso, convido a todo os trabalhistas para atuar na ampliar da participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão, pois assim contribuiremos para o aperfeiçoamento da democracia brasileira”, defendeu Cristiane.

O Presidente do PTB, Roberto Jefferson, prometeu levar o assunto a uma nova Convenção do partido, em vista de não haver consenso entre os petebistas sobre a adoção da proposta da secretária Cristiane Brasil.

Agência Trabalhista de Notícias