Cristiane classifica encontro com Temer como avanço para as mulheres

PTB Notícias 20/05/2016, 8:46

O presidente interino Michel Temer reuniu-se, na quinta-feira (19/05/16), com 20 congressistas da bancada feminina da Câmara dos Deputados, no Palácio do Planalto.

Entre os assuntos discutidos esteve a presença de mulheres no primeiro escalão do governo.

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), avaliou o encontro como uma demonstração de prestígio para as mulheres.

Segundo ela, a reunião abre um canal direto com o presidente Michel Temer.

“Achei muito importante, porque a bancada feminina, quando tem decisões estratégicas a serem tomadas, é alijada do processo pelos líderes e presidentes de partido.

Então o canal direto aberto pode ser um grande avanço dessa gestão do presidente Michel Temer, no sentido de dar voz a mais de 52% da população brasileira”, comentou.

Após a audiência, a deputada Josi Nunes (PMDB-TO) relatou que Temer pretende formar um ministério, “mais à frente”, com a presença de mulheres entre os ministros.

“O presidente deixou claro sobre a formação de novo ministério um pouco mais à frente, não agora, que vai trabalhar a questão da mulher”.

Segundo ela, enquanto esse novo ministério é formatado, não haverá retrocesso nas políticas públicas de defesa da mulher.

“Era preciso diminuir a máquina do governo nesse momento, até para dar uma resposta à sociedade também.

Mas que as políticas públicas de defesa da mulher, do idoso, etc, isso não vai ser paralisado em nenhum momento.

Não é porque não tem um ministério da mulher, do deficiente ou do idoso que teremos uma paralisação ou um retrocesso”.

A deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ) comemorou que, pela primeira vez, a bancada feminina teve um diálogo direto com a Presidência da República sobre as necessidades das políticas para as mulheres em todos os setores da sociedade.

“Nós tínhamos, no passado, um ministério, mas não tínhamos diálogo com a Presidência.

Hoje, não temos um ministério, mas tivemos já, em uma semana de exercício do presidente, um diálogo direto.

Isso é extremamente importante”.

Segundo Rosângela, a bancada feminina aproveitou a oportunidade para sugerir o nome da coordenadora do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, para o comando da Secretaria de Política para as Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça.

A decisão do presidente Temer será informada nos próximos dias.

Participaram da reunião as deputadas Christiane de Souza Yared (PR-PR), Conceição Sampaio (PP-AM), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Creuza Pereira(PSB-PE), Dâmina Pereira (PSL-MG), Dulce Miranda (PMDB-TO), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Geovania de Sá (PSDB-SC), Josi NunesP (PMDB-TO), Keiko Ota (PSB-SP), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Leandre (PV-PR), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Maria Helena (PSB-RR), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Marinha Raupp (PMDB-RO), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Renata Breu (PTN-SP), Rosangela Gomes(PRB-RJ) e Teresa Cristina (PSB-MS).

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Jotaric/Câmara dos Deputados