
Cristiano Araújo pede urgência na criação do Parque Ecológico de Ceilândia
PTB Notícias 25/04/2013, 8:37
O presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cristiano Araújo (PTB), reuniu-se na quarta-feira (24/4/2013) com o secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão, representantes do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) do DF e do movimento “Ceilândia Mais Verde” para tratarem da criação do Parque Ecológico de Ceilândia.
Na reunião, Brandão as autoridades comprometeram-se a realizar estudos no sentido de delimitar a área do parque, além de complementar as legislações necessárias por meio da Câmara Legislativa do DF.
“A maior cidade do DF precisa e merece ter uma área de preservação ecológica e de convivência para sua comunidade.
Vamos tratar desse processo com a celeridade necessária por meio da CAF”, afirmou Cristiano.
O espaço, já previsto em lei, será instalado definitivamente dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek (Arie JK), localizado entre Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.
A região, repleta de recursos naturais, é muito rica do ponto de vista hidrográfico e contribui para a formação da Bacia do Descoberto, além de ter grande relevância histórica para a humanidade.
Estudos realizados em 2003 localizaram na Arie JK, sítios arqueológicos que datam de nove mil anos, o que constitui um importante acervo para o Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Também ficou acertada o apoio do parlamentar e da Secretaria de Meio Ambiente a uma grande mobilização para conscientização dos moradores de Ceilândia em relação a esse novo espaço.
O evento, que está previsto para acontecer no segundo semestre, envolverá todas as escolas públicas da região.
“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a relevância e importância da instalação e preservação dessa área”, afirmou um dos coordenadores do “Ceilândia Mais Verde”, Jhony Wellington Costa.
* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Cristiano Araújo (PTB-DF)