Cristiano Araújo propõe instalação de elevador hidráulico em ônibus no DF

PTB Notícias 11/04/2007, 14:39

Em reunião com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, no Palácio do Buriti, o deputado distrital Cristiano Araújo, do PTB, que é membro da Frente Parlamentar Suprapartidária de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, solicitou ao chefe do Executivo que os novos ônibus sejam adaptados para as pessoas portadoras de deficiência.

O governador Arruda afirmou que na próxima frota a reivindicação de Cristiano Araújo será atendida.

Já tramita na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa o projeto de lei de autoria do petebista Cristiano Araújo que estabelece que os veículos deverão ter elevador hidráulico, sete lugares para fixação de cadeiras de rodas ou sete assentos de segurança e portas com vão livre mínimo de 105 centímetros e abertura mínima de 90º graus.

Já o metrô terá que ser dotado de sete lugares para fixação de cadeiras de rodas ou assentos de segurança.

As plataformas de embarque, bem como as paradas de ônibus terão dispositivos de acessibilidade e segurança que permitam o embarque e desembarque seguro e rápido, dos usuários portadores de deficiência locomotora.

O projeto de Cristiano Araújo ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça, antes de ser votado em plenário.

Segundo o deputado petebista, a aprovação desse projeto será um passo importante para a acessibilidade dos portadores de deficiência que tanto utilizam o transporte público do Distrito Federal.

O deputado explica ainda que, no caso de infração das normas, o concessionário de serviços públicos estará sujeito a multa equivalente a 200% do valor de cada veículo adquirido e o agente público responsável, pagará cinco vezes o valor de sua remuneração.

fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Cristiano Araújo (PTB-DF)