Cristiano Araújo (PTB-DF) afirma que Biblioteca Digital facilitará acesso

PTB Notícias 25/01/2012, 17:21


Já está na mesa para o governador Agnelo Queiroz assinar, um acordo de cooperação técnica e científica entre o governo do Distrito Federal e vários setores, para tornar a Biblioteca Nacional de Brasília, a primeira biblioteca totalmente digitalizada da América Latina.

Para isso ser possível o acordo foi firmado entre o GDF e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Estado de Cultura do DF (SEC), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A SECTI ficou incumbida de digitalizar o acervo bibliográfico da BNB, o que já começou a ser feito.

“Estamos trabalhando para que a Biblioteca Digital seja um grande centro de inclusão e permita integrar as pessoas que ainda não têm acesso às novas tecnologias”, disse o secretário Cristiano Araújo (PTB-MG).

O objetivo do acordo é viabilizar a produção, preservação, disseminação e integração dos acervos (físicos, digitais e virtuais) para pesquisadores, nas áreas cultural, científica e tecnológica, na Biblioteca Nacional de Brasília.

Na unidade os visitantes têm acesso à internet e a um centro de produção digital, onde é possível editar vídeos e desenvolver websites.

No local também funcionam salas de treinamento para capacitação e inclusão digital, um espaço infantil, além da sala das poltronas multimídias.

A BNB, inaugurada à comunidade em dezembro de 2008 – possui atualmente um acervo de 100 mil livros, dos quais 12 mil exemplares já foram registrados.

O processo se iniciou em 2009, com a organização de duas grandes coleções, uma popular e uma especializada em temas brasileiros.

As obras foram doações de instituições governamentais, não governamentais e de coleções particulares de pessoas físicas e jurídicas.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site do Secretário Cristiano Araújo