Cristiano Araújo quer controle da qualidade da água no Distrito Federal

PTB Notícias 26/03/2015, 18:26

Preocupado com a qualidade da água utilizada pela população de Brasília, o deputado Cristiano Araújo (PTB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, apresentou o projeto de lei 192/2015, que prevê a criação do Painel de Monitoramento da Qualidade da Água do Distrito Federal.

O objetivo da proposta é mostrar à população a real e atualizada situação da qualidade da água consumida pela população de Brasília.

A utilização de um painel de monitoramento da qualidade da água, com índices já adotados em outras unidades da federação e definidos a partir de parâmetros físico-químicos, possibilita orientar a população e o governo nas ações de planejamento e gestão da qualidade da água para abastecimento público.

“É dever do governo disponibilizar à população dados e informações, de maneira transparente, simples e didática, não só do funcionamento da máquina pública, mas também dos recursos naturais, das condições climáticas e do seu compromisso com a responsabilidade ambiental”, defende Cristiano.

O principal índice adotado em alguns estados brasileiros e em vários países do mundo é o Índice de Qualidade das Águas (IQA), criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation.

Além do IQA, que avalia, por exemplo, a presença de coliformes fecais e resíduos totais, é possível adotar outros índices que identificam a presença de substâncias tóxicas e elementos químicos como alumínio, cobre e zinco.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Cristiano Araújo (PTB-DF)Foto: Divulgação/Assessoria