Cristiano Araújo visita Zoo de Brasília para discutir confinamento de leão

PTB Notícias 11/08/2015, 7:19

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cristiano Araújo (PTB), encontrou-se na segunda-feira (10/8/2015), no Zoológico de Brasília, com o secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima, para discutir a melhor saída no sentido de proteger um leão que vive há quatro anos confinado em uma área extra do zoo.

O animal é positivo para Aids felina.

Antes do encontro, Cristiano entrou em contato com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), para pedir providências.

O deputado tomou essa decisão após recente denúncia de um programa de TV, de entidades protetoras dos animais e de milhares de internautas nas redes sociais de que dois felinos (uma onça macho e um leão) estariam vivendo em condições precárias, em uma minúscula área de concreto do Zoo de Brasília.

Além das denúncias e protestos, há o apelo cada vez mais crescente para que os dois animais sejam transferidos para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP).

Segundo informou o secretário André Lima, embora haja interesse da direção do santuário em cuidar dos animais, o pedido ainda não foi oficializado.

Durante o encontro, tanto o secretário de Meio Ambiente quanto a direção do zoológico afirmaram que os dois animais são bem cuidados e que ocupam área adequada, conforme legislação em vigor.

A onça, inclusive, que tem doença renal crônica, já foi liberada para o espaço de visitação, após tratamento pela equipe do zoo.

AmpliaçãoO secretário de Meio Ambiente e a direção da Fundação Jardim Zoológico de Brasília trabalham com a possibilidade de ampliar a área externa para os animais em idade avançada ou em tratamento, como os dois felinos.

André Lima afirma que a transferência de animais nessas condições é muito arriscada, e que são necessários alguns procedimentos legais e garantias técnicas para a liberação, já que os felinos são patrimônio do Zoológico de Brasília.

“Temos parecer técnico afirmando que o leão não tem condições de ser transportado.

Quem vai assumir os riscos?”, questiona.

CIPDAApós o encontro, ficou agendada reunião para o próximo dia 18, quando o assunto será debatido com os integrantes do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA), presidido pelo próprio secretário.

Uma das atribuições do comitê é avaliar e emitir parecer referentes às questões de defesa e proteção dos animais.

“Vamos acompanhar de perto essa questão e defender até o fim o direito dos animais de viverem com dignidade e respeito, em ambientes amplos e bem cuidados”, afirma o deputado Cristiano Araújo.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Cristiano Araújo (PTB-DF) Foto: Divulgação/Assessoria