Cristóvão Tormin quer incluir no Calendário de Goiás a Festa do Marmelo

PTB Notícias 7/05/2011, 9:27

Já aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa de Goiás, deve ser apreciado em breve, no Plenário, o projeto de lei nº 065/11, de autoria do deputado Cristóvão Tormin (PTB-GO), que inclui no Calendário Oficial de eventos do Estado de Goiás, a Festa do Marmelo, realizada no município de Cidade Ocidental.

O relatório, favorável, partiu do deputado Frederico Nascimento (PTN).

A festa é realizada anualmente na comunidade de Mesquita, em Cidade Ocidental, sempre junto com a colheita do marmelo.

A intenção é comercializar os produtos derivados da fruta, em especial a marmelada, produzida em grandes tachos de cobre pelos próprios moradores da região há mais de cem anos, descendentes de escravos radicados na região.

Entre outras atrações, o evento conta com um passeio ciclístico pelo povoado Mesquita, seguido pelo tradicional almoço, logo após a missa solene na Igreja de Nossa Senhora d”Abadia.

Uma das atrações é o leilão de vários produtos doados pela comunidade local, como cestas repletas de marmelos recém-colhidos e uma vassoura rústica, sempre presente nos leilões.

Há, também, a Corrida do Marmelo.

Originalmente iniciada e terminada na comunidade de Mesquita, há algumas edições vem sendo dada a largada em frente à Praça Santo Antônio e tendo em seu trajeto a zona rural, para integrar ainda mais as festividades.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Goiás