Cristóvão Tormin quer teste vocacional gratuito nas escolas públicas

PTB Notícias 10/07/2009, 8:39


O deputado estadual Cristóvão Tormin (PTB-GO) quer que todos os alunos do último ano do ensino médio da rede pública estadual tenham acesso ao teste vocacional gratuitamente.

O projeto tramita na Assembléia e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ).

Cristóvão Tormin afirma que o objetivo da proposta é solucionar os problemas dos jovens que estão para ingressar em uma universidade, buscando facilitar suas escolhas, tendo em vista que cursar uma faculdade requer acima de tudo muita vontade e dedicação.

“Um aluno que entra no ensino superior sabendo qual é sua vocação, tende a não abandonar o curso com tanta facilidade, pois pensará duas vezes antes de fazer algo que poderá se arrepender posteriormente” argumentou Tormin.

Outro assunto discutido pelo deputado petebista foi a cobrança de tarifas de manutenção ou inatividade de cartões de crédito, que deverá ser informada ao titular sempre que efetuada.

É o que prevê projeto lei elaborado por Tormin.

O projeto está sendo apreciado na Diretoria Parlamentar da Casa.

No caso específico da lei, é considerado como tarifa o valor cuja cobrança decorre da omissão do titular em fazer uso do cartão ou do uso pouco freqüente.

Pela proposta, a informação deverá ser repassada ao cliente, obrigatoriamente, quando de sua aquisição e por meio de folder explicativo.

O descumprimento da lei, caso seja aprovada, sujeita o infrator a multa equivalente a dez vezes a mais que o valor da tarifa.

Cristóvão Tormin justifica a proposta argumentando que muitas instituições financeiras têm promovido campanhas nos meios de comunicação para a venda de cartões de crédito isentos de taxas, ou seja, sem anuidade.

Para o deputado, embora não exista a anuidade, o cliente está sujeito ao pagamento de taxa decorrente justamente pela falta de uso do cartão ou mesmo por ser pouco utilizado.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa de Goiás