De autoria de deputados do PTB, lei sobre Biênio da Matemática é sancionada

PTB Notícias 9/11/2016, 11:43


Imagem Crédito: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1478725250217{margin-bottom: 0px !important;}”]Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) a Lei 13.358/16, que institui, no período de 2017 a 2018, o Biênio da Matemática Gomes de Sousa. O título do biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-64), pioneiro no estudo da matemática no Brasil.

A proposta foi uma iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB) para dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018. Dois dos maiores eventos da matemática no mundo, ambos acontecerão no Brasil.

“Nobel”

Presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, Alex Canziani ressaltou a importância da realização dos eventos no país. “É a primeira vez, em 110 anos, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes, hoje celebra a conquista de um ‘Nobel’ da matemática”, lembrou.

O deputado petebista se referia ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, que, em 2014, recebeu a Medalha Fields, popularmente conhecida como o “Nobel” da matemática. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América Latina.

Estímulo

Alex Canziani explicou ainda que a Olimpíada da Matemática envolve estudantes do ensino médio do mundo todo. “É um estímulo para o desenvolvimento da educação matemática em cada país”, disse.

Já o congresso internacional tratará de diversos campos específicos, além de evidenciar iniciativas ligadas ao ensino de matemática no país-sede. Canziani disse esperar que o biênio ajude a promover a cultura da matemática e a difundir do valor da educação matemática no país.

Com informações da Agência Câmara Notícias[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]