Dedicarei meu mandato para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva, diz Pedro Augusto Bezerra

Agência Trabalhista de Notícias 3/04/2019, 10:32


Imagem Crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A pedido do deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE), a Câmara dos Deputados realizou, na terça-feira (2), sessão solene para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O parlamentar foi autor do requerimento da solenidade, juntamente com outros deputados.

“No mundo, são 70 milhões de pessoas de várias etnias e classe sociais que têm esse transtorno. No Brasil, são pelo menos dois milhões. Hoje, especialmente em homenagem a cada uma dessas pessoas, o edifício do Congresso Nacional estará iluminado com luzes de várias cores. Precisamos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva, e dedicarei meu mandato para que isso aconteça”, declarou o petebista.

Legislação

Pedro Augusto lembrou que em 2012 entrou em vigor a Lei 12.764, que prevê benefícios às pessoas com espectro autista. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista reconhece a necessidade de atenção especial com essa parcela da população, como o acesso a serviços de saúde, incluindo diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação, ao ensino profissionalizante; e ao mercado de trabalho.

“Porém, nenhuma norma será suficiente se não mudarmos a concepção que muitos têm do autismo. O entendimento de que a pessoa autista vive em seu mundo próprio, sem condições de interagir com o próximo e distante da realidade que o cerca; que não sabe comunicar seus sentimentos e que é incapaz de manifestar afeto, é consubstanciado pelas nossas próprias limitações que nos impedem de buscar neles a fonte primária dos vínculos afetivos, a comunicação”, destacou.

Segundo o parlamentar, reconhecer o talento de pessoas no espectro do autismo, ao invés de focar em seus pontos fracos, é essencial para a criação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Pedro Augusto Bezerra ainda afirmou ser este o momento de dar acesso e mais oportunidades de trabalho para o autista.

“Progressos já foram feitos nos últimos anos, mas os desafios e as barreiras ainda permanecem para as pessoas com autismo e seus entes queridos”, destacou.

Características

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: falta de habilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O termo abrangente é espectro autista, porque os seus portadores têm graus de comprometimento de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger, na qual não há comprometimento da fala e da inteligência, até formas graves, em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Dia de conscientização

No ano passado, foi sancionada a Lei 13.652/18, que estabelece 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. A data segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo desde 2008.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados