Deili Silva apresenta projeto que cria dia de combate ao câncer de ovário

PTB Notícias 9/03/2016, 6:56


No dia internacional da mulher, celebrado na terça-feira, 8 de março, uma ótima ideia voltada à saúde feminina foi apresentada na Câmara de Santa Rosa (RS).

A vereadora Deili Granvile Silva (PTB) elaborou projeto e apresentou na Casa, para que vire lei municipal e, assim, passe a constar no calendário oficial de Santa Maria o Dia de Combate ao Câncer de Ovário.

A proposta da parlamentar busca instituir que a data seja lembrada anualmente no dia 08 de maio, com a realização de atividades alusivas ao tema, que poderão ser organizadas pelos setores públicos, privadas e, também, pela sociedade civil.

Na justificativa ao Projeto, a vereadora explica o que busca com a matéria: “Acredito que realização de ações de diagnóstico precoce do câncer de ovário, bem como, campanhas para esclarecimento da população feminina se fazem necessárias para evitar esta mazela que cada vez mais acometa cidadãs.

Além disso, outro aspecto relevante é questão da orientação, através da assistência aos serviços competentes, para que assim, as mulheres que sejam diagnosticadas, possam ter o acompanhamento necessário”.

Ao oficializar hoje o projeto, a vereadora reforçou que o alerta e o debate sobre a doença se faz necessário principalmente por se tratar de uma doença comum no público feminino e de difícil diagnóstico.

A previsão da Organização Mundial da Saúde, em 2014, eram que 250 mil novos casos surgissem anualmente no mundo, o que faz, o câncer de ovário, a terceira neoplasia que mais afeta as mulheres.

Além disso, segundo a OMS, 75% dos casos são identificadas quando já estão em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da vereadora Deili Granvile SilvaFoto: Divulgação/Assessoria