Deliberado PL de Reizo sobre acessibilidade em conjuntos habitacionais

PTB Notícias 11/03/2014, 7:13


Na segunda-feira (10/3/2014), o projeto de lei 021/2014, do vereador de Manaus (AM) Reizo Castelo Branco (PTB), que propõe que os apartamentos térreos dos conjuntos habitacionais, implantados pelo poder público municipal, fiquem reservados para os idosos e portadores de deficiências beneficiados pelos programas, foi deliberado.

O objetivo principal do projeto é assegurar o direito de moradia digna aos idosos e às pessoas que não possuem capacidade física ou alguma deficiência, na qual enfrentam diariamente inúmeros desafios de acessibilidade e lutam com o problema de locomoção no próprio lar.

O vereador ressalta que o projeto vai otimizar o contato com a família, amigos e vizinhos “porque vai aproximar estas pessoas, muitas vezes isoladas, deste tipo de convívio que garante alta estima e alegria de todos que por algum motivo estão inseridos nesta classe”.

“Hoje em dia ouvimos muito falar sobre acessibilidade nas calçadas, bancos, supermercados, shoppings entre outros locais.

Mas achei que esse benefício poderia ser estendido a moradia.

Acredito que vai contribuir para fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas com deficiências.

Espero, sinceramente, que este projeto saia do papel e se transforme em realidade”, disse.

O PL 021/2014 seguiu para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Manaus.

As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Tiago Corrêa/CMM