Delvito Alves apresenta Projeto Natureza Limpa a gestores de Minas Gerais

PTB Notícias 18/02/2014, 17:04


O prefeito de Unaí (MG), Delvito Alves (PTB), recebeu, na sexta-feira (14/2/2014), prefeitos e representantes municipais de Paracatu, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio e Tiros.

Os gestores públicos foram a Unaí para visitar o Projeto Natureza Limpa e celebrar a licença ambiental, com autorização de funcionamento, concedida pelo governo de Minas Gerais para início das operações em Unaí da usina de pirólise do lixo.

A ideia do Natureza Limpa é a carbonização do lixo, transformando-o em carvão vegetal, sem deixar resíduo.

De acordo com o empreendedor Mário Martins, a iniciativa decreta o fim do lixão e dos aterros nos diversos municípios brasileiros.

Com a autorização para funcionamento, o prefeito Delvito manifestou otimismo em relação ao empreendimento unaiense, que pode servir de base para outros municípios.

Segundo ele, o lixo está no centro das preocupações de gestores públicos de todas as partes do mundo, e a usina unaiense está oferecendo uma alternativa para solucionar um dos problemas mais graves da humanidade e que se agrava a cada ano em razão do volume produzido.

“Os órgãos ambientais são extremamente criteriosos e jamais autorizariam o início de funcionamento da usina, se não houvesse cumprimento de todas as exigências técnicas e regras legais”, explicou Delvito, acrescentando que o Projeto Natureza Limpa pode significar a solução para Minas, para o Brasil e até para o mundo.

“Se funcionar dentro dos critérios técnicos e legais, não temos dúvidas de que pode resultar em benefícios consideráveis.

“Depois de apresentar cada etapa de funcionamento da usina aos gestores que ainda não conheciam o projeto, o empreendedor chamou a atenção para o fato de que “a licença para funcionamento é local”, mas com o tempo, ele pensa em expandir a iniciativa para outras cidades de Minas, ganhar o Brasil e até o mundo.

“Com essa licença, agora tudo ficou mais fácil, porque abrimos a porteira.

Possuímos a primeira licença de funcionamento concedida a uma usina de pirólise no país”, comemorou.

De acordo com Mário Martins, a usina começa a funcionar em caráter experimental para regulação e medições a partir de março.

A expectativa é trabalhar inicialmente com o lixo de Unaí, de forma gradual.

Aos poucos, o serviço será expandido para as cidades do Noroeste mineiro, conforme expectativa do empreendedor.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de UnaíFoto: Prefeitura de Unaí