Delvito Alves discute com reitor da Unimontes soluções para o campus Unaí

PTB Notícias 10/06/2013, 15:20


O prefeito Delvito Alves (PTB-MG) recebeu, na quarta-feira (5/6/2013), o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, para discutir dificuldades e soluções para a situação do campus da universidade em Unaí.

Durante a visita, ficou acertada a continuidade do convênio Prefeitura/Unimontes e o início de negociações para a doação de um terreno municipal para a construção de um novo campus da universidade.

Em troca, Delvito propõe que o estado doe o terreno da Politécnica para o município.

Antes, porém, o Delvito afirmou ao reitor que o município tem o maior interesse em continuar a parceria com a Unimontes, porém, cobrou maior comprometimento da universidade.

“A cara da Unimontes não é esta que existe hoje em Unaí.

O campus está no mais completo abandono e a estrutura física das instalações não garante a segurança dos alunos, professores, servidores e dos equipamentos”, reclamou.

Reconhecendo o “firme propósito de continuar as atividades em Unaí e resolver a situação do campus local”, João Canela propôs parceria ao município para que juntos façam a reforma do local (com recursos do município e da Unimontes), a fim de garantir “instalações adequadas” para alunos e professores ainda em 2013.

O prefeito aceitou a proposta de uma saída emergencial para o problema e, em resposta, Delvito sugeriu que ele e o reitor fossem ao governador em busca de uma solução definitiva para o caso.

Uma alternativa sugerida pelo prefeito é a doação de um terreno municipal onde a universidade possa construir um novo campus.

A área proposta fica ao lado do terreno onde será construída a escola técnica de origem federal, que também será administrada pela Unimontes.

Fica a cerca de três quilômetros do centro da cidade, saída para Paracatu (antiga Tamasa).

Na contrapartida, o município receberia o terreno da Politécnica (atual campus), área pertencente ao estado.

“Nós temos o maior interesse em resolver os problemas da Unimontes em Unaí, inclusive fazer essa troca de terrenos que o prefeito está propondo”, afirmou João Canela.

Para Delvito, as negociações precisam resultar em “novos rumos para a Unimontes Unaí, com instalações adequadas, ampliação no número de cursos superiores e oferta de ensino de qualidade”.

A reunião entre prefeito e reitor contou com a presença da secretária municipal Francisca Peres (Educação); do pró-reitor Juventino Ruas de Abreu Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças); e do coordenador Alexander Sezko (Cerimonial da Unimontes).

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de UnaíFoto: Prefeitura de Unaí