Delvito anuncia instalação das câmeras de videomonitoramento em Unaí

PTB Notícias 20/09/2013, 16:36


O prefeito de Unaí (MG), Delvito Alves (PTB), recebeu os comandantes da Polícia Militar coronel Hércules dos Reis (16ª RPM), tenente-coronel Roberto Martins (28º BPM) e major Adinan Braga (16ª Cia Ind de Polícia Ambiental e de Trânsito Rodoviário), na terça-feira (17/9/2013), para o anúncio da instalação das 16 câmeras de videomonitoramento na cidade, a partir do mês de outubro.

Para Delvito Alves, a conquista significa um avanço nas políticas públicas para a área de segurança.

“Em maio, estivemos no Palácio Tiradentes com o governador [Antonio] Anastasia, quando ele anunciou a instalação do programa de videomonitoramento em algumas cidades de Minas, incluindo Unaí”, lembra o prefeito, que durante o ato discursou em nome dos gestores municipais.

Segundo o petebista, Unaí ser contemplada com antecipação na execução do programa resulta de “forte ação” não só do governo municipal, mas do alto comando da Polícia Militar em Unaí e no Noroeste.

“As coisas funcionam assim mesmo, só através de parcerias.

Vamos continuar trabalhando unidos, e nessa direção.

Com isso, nossa população e nossos familiares terão mais segurança.

“Coronel Hércules informou que a equipe técnica de instalação das câmeras fará uma visita a Unaí na primeira quinzena de outubro.

Os 16 pontos da cidade onde serão instaladas as câmeras, segundo ele, foram devidamente catalogados pela Polícia Militar.

“Seguimos critérios técnicos para alocação das câmeras”, atestou o comandante.

Entre os critérios, o militar destacou a viabilidade dos locais de instalação, já que a conexão do sistema é feito por fibras ópticas; instalação das câmeras por onde transitam grande volume de pessoas; implantação dos equipamentos em zonas quentes de criminalidade (regiões com potencial para ocorrência de furtos e roubos); e ainda instalação de câmeras em obediência a uma lógica na continuidade do acompanhamento do fato (acompanhar o deslocamento de veículos por ruas, por exemplo), para ter maior efetividade na abordagem policial.

“O objetivo principal do videomonitoramento é a questão preventiva.

Eu preciso ter o acompanhamento da circunstância, para que eu possa de imediato deslocar o policiamento e fazer a checagem do fato”, explicou o coronel.

O controle das câmeras e o acompanhamento remoto das ações serão executados da sala do Comando das Operações da Polícia Militar (Copom), que será implantado dentro do 28º Batalhão.

Os controladores serão servidores civis, devidamente treinados para operar câmeras de alta precisão e equipamentos com grande capacidade de recursos.

Os videomonitorantes vão trabalhar sob a coordenação de policiais militares.

A expectativa do comando da Polícia Militar é de que o sistema esteja pronto para funcionamento em março de 2014.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de UnaíFoto: Prefeitura de Unaí