Delvito: Não tenho dúvidas de que o governo vai trazer a ferrovia até Unaí

PTB Notícias 6/09/2013, 18:11


A construção do ramal ferroviário Pirapora-Unaí, para escoamento da produção de Unaí e do Noroeste, foi uma das maiores cobranças da representação dos produtores rurais e alvo de abordagem das autoridades na abertura da 53ª Expoagro (4/9/2013).

Aproveitando a presença dos agentes políticos e representantes do estado, o prefeito Delvito Alves (PTB) disparou: “Não tenho dúvidas de que o governo de Minas vai trazer a ferrovia até Unaí”.

O deputado Rodrigo de Castro explicou que o trecho ainda é de responsabilidade da Ferrovia Centro Atlântico (FCA), mas as autoridades mineiras estão fazendo um grande esforço para o trecho ser federalizado.

“E, numa parceria entre os governos federal e estadual, o governador Anastasia confirmou que vai priorizar o trecho ferroviário Pirapora-Unaí”, disse.

Em seu pronunciamento, a senadora Kátia Abreu, que é também presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), informou que o governo federal está interessado em construir a infraestrutura de modais de transporte para escoamento dos grãos das fazendas até os portos.

“O governo federal e a CNA estão construindo um plano conjunto para viabilizar os modais ferroviários, hidroviários e rodoviários adaptado às necessidades de escoamento da produção agrícola”, disse, acrescentando que relativamente aos ramais ferroviários, o governo deve tirar do papel as ferrovias norte-sul e leste-oeste.

A ação, automaticamente, contemplaria o ramal Pirapora-Unaí.

Se depender do governo de Minas, segundo acentuou o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o sonho da ferrovia Pirapora-Unaí não será abandonado e se transformará em realidade, brevemente.

“No meio do caminho terá outra decisão política do governo com a Vale, ação que o governo de Minas vai priorizar”, afirmou.

A união de todas aquelas autoridades presentes, reunidas com o mesmo propósito, de acordo com o deputado Rodrigo de Castro, era a “força que faltava” para todos trabalharem em prol da instalação da ferrovia.

“Com certeza, todos estão compreendendo que este trecho férreo Unaí-Pirapora vai atender a um grande corredor da produção do agronegócio, e Unaí já merece essa obra”, disse.

O prefeito Delvito disse acreditar que o governo do estado fará mais essa homenagem ao Noroeste de Minas, região que recebeu o maior número de investimentos em obras de infraestrutura nos últimos anos, segundo Delvito.

“Foram mais de 1.

450 quilômetros de estradas pavimentadas dentro do Programa Proacesso (ligação por asfalto das regiões produtivas), benefícios gerados pelos governadores Aécio Neves e Antônio Anastasia para o Noroeste de Minas”, declarou.

Alberto Pinto Coelho aproveitou o ensejo para anunciar que a obra do anel viário de Unaí já está em fase adiantada de projeto e será executado na próxima etapa do Programa Caminhos de Minas, que vai asfaltar trechos ainda de terra que ligam os municípios mineiros.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Prefeitura Municipal de UnaíFoto: Prefeitura Municipal de Unaí