Delvito recebe sindicato para discutir Expoagro 2013 e Fórum do Noroeste

PTB Notícias 11/07/2013, 17:14

O prefeito Delvito Alves (PTB-MG) recebeu, na quarta-feira (10/7/2013), o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Altir de Souza Maia, e os diretores Válter Tomáz e Geraldo Martins Gontijo.

Na pauta da reunião: ajuda da Prefeitura para realização da Exposição Agropecuária (Expoagro 2013), negociação da dívida do sindicato com o município, realização do Fórum do Noroeste e assuntos correlatos ao desenvolvimento regional.

Em resposta ao pedido de ajuda da Prefeitura para realização da Expoagro, Delvito disse que o município é parceiro das entidades unaienses e vai ajudar o sindicato na realização da festa.

A ajuda será facilitada, na opinião do prefeito, em razão da disposição revelada pelo Sindicato Rural de negociar o pagamento de débitos tributários municipais.

De acordo com Altir de Souza Maia, o sindicato vai negociar o débito com o município, aproveitando o benefício da Lei 2.

852, de 26 de junho de 2013, que prevê o parcelamento da dívida em até 40 vezes e com desconto de 50% sobre multas e juros de mora.

Ele, porém, lembrou que o município possui um débito com o sindicato: uma área de 2 mil metros quadrados que foi absorvida pelo município durante a obra de canalização do Córrego Canabrava, e quer que isso também entre na negociação.

Delvito concordou e pediu seja formalizado um documento que reconhece o pagamento da dívida com o município e o crédito relativo ao pedaço do terreno que pretende negociar.

Moradores de ruaO presidente do Sindicato Rural também pediu ao prefeito ajuda para resolver o problema dos moradores de rua que ocupam a Praça Sandoval Martins, em frente ao Parque de Exposições.

“Esperamos que nossa festa de exposição seja grandiosa.

Queremos uma exposição limpa, organizada, festiva.

Não queremos do lado de fora do parque pessoas bebendo, brigando e até fazendo sexo ali, na frente dos visitantes”, reclamou Altir.

FórumOutro assunto na pauta da reunião foi o Fórum do Noroeste, que será realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais em setembro e objetiva discutir os gargalos que impedem o crescimento e as propostas para expandir o desenvolvimento da região.

Altir disse que temas como a Ferrovia Pirapora-Unaí, a implantação dos campi universitários, a inauguração da Travessia Urbana, o anel rodoviário serão “realidade em breve” no município e, por isso, pautados para debate durante o fórum.

Outros assuntos que deverão entrar na agenda de debates do fórum é a inclusão de municípios do Noroeste (como Unaí, Buritis e Cabeceira Grande) no Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e a liberação de licenças de funcionamento para o Projeto Natureza Limpa, sediado em Unaí e que propõe a queima controlada do lixo como solução para o problema dos resíduos sólidos.

Na opinião do prefeito petebista, o Fórum do Noroeste precisa atrair deputados aliados e autoridades do governo de Minas para debater os temas propostos e ajudar na busca de soluções para o pleno desenvolvimento da Região Noroeste que, segundo Delvito, ainda possui 1,5 milhão de hectares de área para produção.

Delvito Alves sugeriu seja convidado o vice-governador Alberto Pinto Coelho para falar em nome do governo mineiro.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Unaí (MG)Foto: Prefeitura de Unaí