Deputada Célia Rocha apoia jornada de trabalho de 30hs para Enfermagem

PTB Notícias 12/04/2012, 14:02


Aconteceu em Brasília nesta quarta-feira(11/04) o “Ato da Enfermagem e Audiência Pública – 30hs Já para a Enfermagem não parar!”A Deputada Célia Rocha-PTB/AL apoiadora da jornada de trabalho de 30hs para a categoria participou do encontro com o intuito de fortalecer a chamada dos enfermeiros e grupos que defendem os profissionais da enfermagem, para cobrar a aprovação do PL 2295/2000 que, institui a jornada de trabalho de 30hs.

O Projeto já foi aprovado no Senado Federal, falta à aprovação em Plenário na Câmara dos Deputados e sanção da Presidente Dilma Rousseff.

A luta por uma carga horária de 30 horas semanais é antiga.

A categoria vem lutando há 12 anos pela aprovação do PL 2295/2000 em tramitação no Congresso Nacional.

A categoria de enfermagem abrange três classes de trabalhadores: o Auxiliar de Enfermagem, o Técnico de Enfermagem e o Enfermeiro, é a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente prestando total assistência e provendo a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Exercida predominantemente por mulheres, a enfermagem brasileira enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis.

A importância e a necessidade dessa reivindicação vêm sendo reconhecidas em conferências de saúde, no legislativo, no judiciário, pelos meios de comunicação e pelas entidades que representam profissionais e usuários dos serviços de saúde.

“Meu apoio é total para 30hs de jornada de trabalho para a enfermagem.

Esse trabalhador possui um papel imprescindível para a saúde e necessita de adoção especial na jornada de trabalho, principalmente para garantir uma assistência de qualidade e segura ao paciente, pois lidam com a dor e o sofrimento humano o tempo todo”.

Disse a deputada Célia Rocha Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da assessoria de imprensa da deputada Célia Rocha