Deputada Liziê Coelho anuncia investimentos em energia limpa no Piauí

PTB Notícias 25/02/2015, 19:49

A deputada Liziê Coelho (PTB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí, nesta quarta-feira (25/2/2015), para anunciar notícias positivas e o crescimento da produção de energias renováveis no Estado.

Segundo a parlamentar, os investimentos realizados nesta área são de R$ 7 bilhões e transformarão a realidade econômica do Piauí, que passará a ter status de exportador de energias renováveis.

“Será um dos pilares do desenvolvimento econômico e sustentável do nosso Estado, que certamente irá estabelecer as diretrizes para o Piauí nos próximos 20 anos e levará uma revolução no perfil socioeconômico das cidades”, comemora.

Atualmente mais de 1.

900 propriedades rurais já foram arrendadas com as questões fundiárias resolvidas e com contrato de 45 anos de validade.

Essas propriedades já proporcionam rendimentos anuais superiores a R$ 11 milhões, afirma a deputada.

Liziê Coelho ressaltou também a geração de emprego, proporcionada nas regiões por meio dos parques de energias renováveis; a qualificação dos jovens – tornando-os aptos da consolidação do novo investimento e o engajamento de instituições nesse processo, como a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e o Sistema S – Sebrae, Senai, Senac e Sebrae –, além da participação dos prefeitos com visão empreendedora que contribuem na efetiva mudança e transformação das localidades.

“Desejamos fortemente que o governo do Estado, governo federal e municipal estejam em plena sintonia, pois estamos diante da mudança total da oferta de energia em nosso Estado, que significará o estabelecimento de vários polos industriais na produção agropecuária, mineral e consequentemente a agregação o setor industrial”, salienta a trabalhista.

Em aparte, os deputados Dr.

Pessoa (PSD) e Fábio Novo (PT) elogiaram o pronunciamento de Liziê.

Fábio Novo falou da relevância do tema devido os problemas ambientais e acrescentou que a primeira usina eólica do Piauí, localizada na Pedra do Sal, atualmente é considerada a melhor do mundo.

Os principais corredores de ventos existentes no Estado estão na Chapada do Araripe e nos municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia, Padre Marcos, Simões, Curral Novo, Paulistana, Betânia do Piauí, Lagoa do Barro, Queimada Nova, Dom Inocêncio e Parnaíba.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do PiauíFoto: Divulgação/Alepi