Deputada Liziê Coelho quer prevenção e combate à surdez infantil

PTB Notícias 29/10/2011, 9:10


A prevenção, avaliação médica precoce, exames periódicos, intervenção precoce e tratamento no combate à surdez na infância, são os objetivos do Projeto de Lei nº 144, da deputada Liziê Coelho (PTB-PI) aprovado por unanimidade nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí.

Segundo a parlamentar, atualmente, no Brasil, a surdez na infância atinge de 1 a 6 crianças de cada 1000 nascimentos.

A deficiência sensorial adquirida antes de cinco anos de idade, torna impossível o processo de socialização: o ouvir e falar.

As políticas públicas de prevenção à surdez infantil, no Piauí, deverão contar com acompanhamento de profissionais multidisciplinares, médicos especialistas, enfermeiros, e assistentes sociais.

De acordo com a proposta da deputada, será obrigatório o Governo fornecer próteses auditivas para a reabilitação das crianças surdas ou com alguma deficiência auditiva.

O combate e a prevenção em crianças de zero a seis meses serão feitos em caráter universal em hospitais da rede pública.

Os exames auditivos para a prevenção precoce serão realizados nos hospitais e maternidade, nas Unidades Básicas de Saúde e através de Campanhas Escolares.

Estão previstas parcerias e convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal 180 Graus