Deputada Liziê Coelho ressalta o Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril

PTB Notícias 26/04/2012, 8:14


A deputada estadual Liziê Coelho (PTB-PI) ressaltou o 28 de abril – Dia Nacional da Caatinga, comemorado pela primeira vez em 2004, numa homenagem a João Vasconcelos Sobrinho, que ainda na metade do século passado alertava sobre o uso adequado do manejo do bioma caatinga.

Para falar de caatinga é o preciso se despir do preconceito, principalmente os relacionados à pobreza e biodiversidade.

Em Tupiguarani, caatinga significa floresta branca.

Crucial para a sobreviência do homem nordestino, a caatinga sempre foi considerada quase sem utilidade e empecilho para o desenvolvimento do Nordeste por absoluto desconhecimento.

As florestas da caatinga são utilizadas na geração de energia, produção de forragem animal, fibras, frutos e mel, que se tornaram alternativa para geração de renda de muitas famílias que habitam o bioma, que, explorado de forma degradante e não sustentável, vem sofrendo agressão, advertiu.

O deputado Edson Ferreira (PSD) apertou o discurso da deputada para destacar a importância da caatinga para o Piauí, inclusive na geração de emprego e renda fomentada pela existência dos parques nacionais das serras das Confusões e da Capivara, no Sul do estado.

Liziê Coelho ressaltou que o bioma fica fragilizado porque é da caatinga que o sertanejo tira seu sustento, daí a necessidade do apoio dos governos para que esse homem possa sobreviver.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Piauí