
Deputado Alex Canziani analisa importância do Programa PRONATEC
PTB Notícias 21/06/2011, 11:43
O deputado Alex Canziani (PTB-PR) participou do programa Brasil em Debate, da TV Câmara, e analisou a questão do Programa Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, lançado pela Presidente Dilma e o ministro Fernando Haddad , da Educação .
O programa prevê a criação de oito milhões de vagas na educação profissional pública e privada até 2014.
Para alcançar a meta, o governo vai distribuir bolsas de formação para trabalhadores, estudantes do ensino médio, beneficiários do Bolsa-família, reincidentes no seguro-desemprego, e aumentar vagas gratuitas em cursos técnicos do sistema e em pontos de ensino à distância.
O Petebista avaliou a questão do Programa Pronatec e a necessidade da mão- de – obra qualificada para o Crescimento do País: “É da maior importância, hoje estamos vivendo o apagão da mão- de – obra qualificada.
O Brasil exporta mão- de – obra qualificada.
O Programa é ambicioso , o governo vai proporcionar 8 milhões de vagas.
” E ressaltou ainda a relevância de parcerias para o êxito do Programa: “Não é restrito somente as escolas técnicas federais, mas também o SENAC e o SENAI.
O BNDS também é um grande incentivador, onde viabiliza recursos para a construção de escolas técnicas.
“afirmou o petebista.
O deputado relatou que o Governo Federal já disponibilizou mais de 1 bilhão de reais para que os governos estaduais possam criar estruturas de educação profissional nos Estados.
Outra questão interessante analisada por Canziani foi o incentivo das empresas em capacitar os trabalhadores com cursos voltados para a qualificação de funcionários.
A análise da formação do curso superior também foi levantada, com o Projeto UAB- Universidade Aberta do Brasil, educação do ensino à distância.
O objetivo principal é aproximar a educação de localidades menores.
O deputado relembrou uma Lei do Governo Fernando Henrique que proibia a expansão de escolas técnicas.
Com Lula houve uma retomada e um incentivo maior para o ensino técnico.
Ao finalizar o debate, o petebista ressaltou que o Pronatec é a porta de saída do bolsa família, pois dessa maneira os jovens possuem outras oportunidades para o crescimento profissional.
Agência Trabalhista de Notícias por Paula de Biasi, (com informações da TV Câmara)