Deputado Alex Canziani manifesta preocupação com cortes na educação

PTB Notícias 12/05/2015, 14:05


O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), mostra-se preocupado e na expectativa com os cortes previstos no Orçamento da União que podem afetar a educação.

O parlamentar explica que o orçamento é “autorizativo” e não obriga o governo a gastar, mas ele espera que os cortes, que estarão descritos em um decreto do Executivo, não atinjam a educação, “até porque a presidenta [Dilma Rousseff] fala de uma pátria educadora”.

Canziani lembra do Plano Nacional da Educação (PNE), e diz que os estados e municípios também terão que entregar os seus planos até junho para que ele comece a ser aplicado de fato.

“O primeiro ano do novo PNE será 2015.

Esperamos poder imprimir um ritmo maior a partir do meio do ano porque senão, nós não vamos conseguir atingir, em 2024, as metas que o Brasil se propôs”, salienta.

O deputado frisa que os investimentos públicos na área, e sem cortes, são fundamentais para se alcançar as metas, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade nas salas de aula.

O plano estabelece metas para a educação nos próximos dez anos.

Alex Canziani foi um dos participantes da comissão especial que estudou e elaborou o plano, aprovado no ano passado.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Beto Oliveira/Câmara dos Deputados