Deputado Alex Canziani pretende criar Dia do Exportador Brasileiro

PTB Notícias 26/02/2016, 10:26


O deputado Alex Canziani (PTB-PR) vai apresentar projeto de lei para incluir no calendário oficial do país o Dia do Exportador Brasileiro, que passaria a ser comemorado em 28 de janeiro.

O assunto foi tema de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados na quarta-feira passada (17/2/2016).

A Lei 12.

345/10 exige a realização de debates para avaliar a relevância de nova data comemorativa para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade brasileira.

O parlamentar explicou que o objetivo do Dia do Exportador Brasileiro é fazer com que a data seja uma forma de fortalecer a exportação dos produtos brasileiros e um momento de reflexão sobre a importância da atividade para o país.

“A sociedade está vendo que o Brasil precisa exportar, porque, ao fazê-lo, você gera divisas, emprego e um ciclo virtuoso da economia.

E nós temos melhorado: o próprio ministro [do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior], Armando Monteiro, vem fazendo um belo trabalho no sentido de poder abrir novos mercados e levar produtos brasileiros para outras partes do mundo”, destacou Canziani.

O deputado explicou que a data de 28 de janeiro remete ao Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, assinado por D.

João VI em 1808, quando a Família Real chegou ao Brasil.

Ele disse ter ficado surpreso ao descobrir que não havia uma data oficial para homenagear o exportador brasileiro.

Atualmente, a data é celebrada por alguns segmentos como o Dia do Comércio Exterior, mas não faz parte do calendário oficial.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados