Deputado Alex Canziani propõe construção do Memorial Zilda Arns

PTB Notícias 29/03/2010, 14:16

O deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) está propondo a construção do Memorial Zilda Arns e do Museu da Pastoral da Criança.

As duas obras seriam localizadas em Florestópolis, onde começou o trabalho da Pastoral da Criança, programa de combate à mortalidade infantil de renome internacional.

“Trata-se de uma obra importante que vai guardar a memória desta que foi uma pessoa de grande relevância para todos nós”, destaca o parlamentar, referindo-se à conhecida pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, falecida dia 12 de janeiro no trágico terremoto de Porto Príncipe, no Haiti.

“Sua obra como fundadora da Pastoral da Criança deve continuar existindo mesmo com sua ausência.

“Alex Canziani lançou a proposta no encontro da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), realizado em Florestópolis dia 29 de janeiro, e pretende incluir uma emenda parlamentar no Orçamento Geral da União do próximo ano para garantir o repasse dos recursos e a entrega das obras até 2013, quando a Pastoral estará comemorando 30 anos de existência.

“É uma data bastante oportuna”, emenda o parlamentar paranaense.

O deputado já consultou o sobrinho de Zilda Arns, senador Flávio Arns (PSDB-PR), e a filha dela, Heloísa.

Ambos manifestaram-se favoravelmente.

HONRARIAS – Dona Zilda foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e recebeu diversas menções especiais.

Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação.

O programa, embora ligado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, é ecumênico, virou modelo em 15 países e já foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da assessoria do dep.

Alex Canziani)